- Publicidade -

Zodíaco

Publicado em:

zodiac1º de agosto de 1969. Três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino, dando detalhes da morte de 3 pessoas e da tentativa de homicídio de outra, com informações que apenas a polícia e o assassino poderiam saber. As três cartas formavam um código que supostamente revelaria sua identidade ao ser decifrado. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista editorial, que descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme “Zaroff, o Caçador de Vidas” (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco. A situação faz com que os detetives David Toschi (Mark Ruffalo) e William Armstrong (Anthony Edwards) e o repórter Paul Avery (Robert Downey Jr.), que trabalham no caso, tornem-se celebridades instantâneas. Graysmith, que trabalha no mesmo jornal de Avery, apenas ajuda quando lhe é permitido. Mas o Zodíaco, como o assassino era chamado, estava sempre um passo a frente.

Baseado em fatos reais, um dos maiores mistérios policiais de todos os tempos (há quem diga que ele fica atrás somente de Jack, o Estripador) nos EUA, no final dos anos de 1960 é dirigido por David Fincher (Se7en e Clube da Luta). Zodíaco tem uma proposta bem diferente dos outros citados, ele segue a linha investigativa e policial ao contar o caso de um serial killer extremamente inteligente e cruel.

O filme desvia-se do habitual “quem matou quem” e não persegue a identidade. A produção, que recria a época com extrema competência, persegue o impacto social de tal predador. Assim, os personagens da história tornam-se o grande ponto do enredo que apresenta um trabalho minucioso e cheio de sutilezas.

Zodíaco é um suspense policial que prende a atenção do espectador, onde as novas pistas e os becos sem saída que vão aparecendo durante a investigação são muito bem apresentados, e instigam quem se propõe a dar o foco necessário para entender tudo.

O cartunista do jornal San Francisco Chronicle, Robert Graysmith lançou os dois livros, que serviram de base para o filme, Zodiac e Zodiac Unmasked: The Identity of Americas Most Elusive Serial Killer Revealed.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -