- Publicidade -

Bloco Timoneiros da Viola celebrará Heitor dos Prazeres

Publicado em:

Neste ano, o Timoneiros, mais uma vez, fazem sua festa na rua, na tradicional Praça Paulo da Portela, em frente à Portelinha, de onde saiu pela primeira vez em 2012. E mantém a tradição de se apresentar no domingo que antecede à Folia do Momo. A concentração está marcada para as 13h.

O bloco – criado em 2012 pelo jornalista e pesquisador Vagner Fernandes, com o aval de Paulinho da Viola, padrinho e cofundador do projeto – foi agraciado com o Prêmio Serpentina de Ouro de Melhor Bloco do Carnaval 2012 e, atualmente, é uma das mais importantes agremiações cariocas pela originalidade e pela importância de sua proposta de preservação de memória e prestação de homenagem ao autor de “Foi um rio que passou minha vida”.

A expectativa para o Carnaval 2017 é grande. Para a festa que tem arrastado multidões, o bloco conta com uma poderosa bateria de 150 ritmistas, comandados por mestre Jonas, e com o gogó de Rixxa, incensado por sua voz de tenor (ele é conhecido como o Pavarotti do Samba). O intérprete é a voz oficial do Timoneiros e relembrará clássicos sambas Portela, como “Lendas e mistérios da Amazônia” (1970), “Lapa em três tempos” (1971), “Ilu Ayê (Terra da Vida)” (1972), “Macunaíma” (1975), “Das maravilhas do mar, fez-se o esplendor de uma noite” (1981) e muitas outras preciosidades de bambas do samba, além de verdadeiros hinos de escolas coirmãs.

Neste Carnaval, o Timoneiros celebrará Heitor dos Prazeres (1898-1966), compositor, pintor, instrumentista e corresponsável pela fundação de tradicionais escolas de samba, como Estácio, Portela e Mangueira. Além disso, apresentará o CD “Bloco do amor”, de Beatriz Rabello, filha de mestre Paulinho da Viola.

Compositor de sambas, choros e marchas, e parceiro de Noel Rosa no sucesso “Pierrô apaixonado”, Heitor dos Prazeres não participou apenas da fundação de escolas de samba. Frequentou as rodas de choro e samba na famosa casa da Tia Ciata, tocou na banda da Polícia Militar, teve programa de rádio, apresentava-se tocando e dançando no Cassino da Urca, e foi pintor respeitado até fora do Brasil com sua arte primitivista.

Heitorzinho dos Prazeres, filho do homenageado e que herdou os talentos do pai, ficou emocionado com a lembrança do Timoneiros para reverenciar Heitor em seus 50 anos de morte: “Me deixou muito feliz, muito legal esse resgate da memória de um artista que tanto colaborou para que as nossas arte e cultura populares se propagassem pelo planeta, ao ponto de tornar o samba a identidade do povo brasileiro”.

A camisa do Timoneiros, este ano, inspirou-se justamente na arte que Heitor imprimia às telas e levava até para suas próprias roupas. A arte da camisa, assinada pelo designer Ricardo Galhardo, foi criada após pesquisa minuciosa do figurino usado pelo homenageado entre a década de 1920 e meados dos anos 1960. Foi na pesquisa que se descobriu que a maior parte das estampas e das roupas usadas pelo multi-artista era de sua própria autoria. Por isso, a direção do bloco decidiu inovar e criou uma coleção com motivos diferentes baseados na obra do artista.

SERVIÇO
Bloco Timoneiros da Viola
Data: 19 de fevereiro
Local: Praça Paulo da Portela (em frente à Portelinha), Oswaldo Cruz
Hora: 13h (Concentração)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -