- Publicidade -

LAURENT CANTET VEM AO BRASIL PARA LANÇAR ‘A TRAMA’

Publicado em:

A Trama, do diretor Laurent Cantet, será o filme de encerramento da 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Ganhador da Palma de Ouro em Cannes, em 2008, com o filme “Entre os Muros da Escola”, o diretor vem ao país para apresentar o longa, que estreia nos cinemas dia 16 de novembro. O filme conta a história de um grupo de escritores selecionado para escrever um thriller ao lado da renomada autora Olivia (Marina Foïs). Durante o processo, um dos jovens da turma, Antoine (Matthieu Lucci), revisitará assuntos esquecidos e antigos da cidade, despertando uma série de conflitos.

– Em 99, uma oficina de escrita aconteceu em La Ciotat, onde o estaleiro naval havia fechado dez anos antes. Dez jovens escritores escreveram uma história que os ajudou a se reconectarem com o passado glorioso da classe trabalhadora. Dois anos atrás, eu quis explorar a relação entre os jovens de hoje e uma história que parecia distante e remota para eles, mas também, para examinar questões ainda maiores, como a visão de um mundo violento, onde eles têm que esculpir um nicho para si. Como meus trabalhos anteriores, o filme propõe uma reflexão sobra a complexidade do mundo – explicou Cantet, em entrevista em Cannes.

Exibido na mostra Um Certain Regard desta edição do Festival de Cannes, o filme foi elogiado pela crítica. “O que ‘A Trama” faz de melhor é o mesmo que fez ‘Entre os Muros da Escola’: é um filme que demonstra que o debate, a troca de ideias, pode ser tão eletrizante quanto uma cena de ação em evolução”, opinou a crítica do jornal The Guardian, Wendy Ide.

Considerado um dos pontos altos do filme, o elenco foi escolhido de maneira peculiar. “Desde o rascunho do roteiro, nós embarcamos num processo ‘selvagem’ de casting, passando por clubes esportivos, teatros e bares. Isso me colocou em contato com centenas de jovens locais, e, dentre eles, escolhi meus atores. Depois, liderei um intenso workshop de 15 dias com eles para que suas experiências pudessem alimentar o filme. Esta foi uma das fases favoritas do processo de criação. Os 15 jovens que escolhi rapidamente entenderam o filme. O talento e generosidade deles somados me inspiraram ao longo das filmagens”, declarou o diretor.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -