- Publicidade -

“LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” abre temporada no CCJF

Publicado em:

Estrelado por Deo Garcez e Nivia Helen, a biografia dramatizada “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” traz a história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais 500 escravos do cativeiro ilegal. Dirigido por Ricardo Torres, o espetáculo retrata a importância da história de Luiz Gama para o nosso país, trazendo a tona assuntos que refletem na atualidade.

O roteiro, idealizado pelo ator e roteirista Deo Garcez, traz a força de um Brasil que luta contra a desigualdade. Nivia Helen passeia por diferentes personagens como apresentadora, musa inspiradora e Luísa Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama.

A peça tem duração de 55 minutos e ficará em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro, nos dias 01, 02, 08, 09, 15 e 16 (quartas e quintas) do mês de novembro, às 19 horas, com classificação livre. “Trazemos um formato diferente, intitulado biografia dramatizada, que permite-nos apresentar a história de Luiz Gama e passear por alguns personagens escolhidos para contar esta história.

Os temas abordados são muito atuais, o que instiga o público a discutir e participar do bate papo com os atores, proposto neste formato, após o espetáculo”, afirma o diretor Ricardo Torres. A concepção do espetáculo “LUIZ GAMA – uma voz pela liberdade”, baseia-se em uma visão histórica da vida de Luiz Gonzaga Pinto da Gama. Nas cenas, o ator Deo Garcez trabalha com diálogos que evocam a luta contra o racismo e a discriminação presente na sociedade brasileira de sua época.

A cenografia remete a uma ambientação clássica e intimista. Com uma mesa de canto e duas cadeiras antigas, o ator trabalha a dualidade das expressões teatrais; ora está sentado lendo, encenando momentos de produção textual e ora levanta-se para denunciar as mazelas da sociedade escravocrata. Seu movimento corporal é parte do jogo de revolta e embate envolvendo o advogado e a sociedade. Além disso, a peça traz a mãe de Luiz Gama, encenada por Nivia Helen. Ela revela-se como narradora, como consciência, como mãe, como elemento cênico que transcende a cena e leva o público ao mergulho na vida e obra de Luiz Gama.O roteiro foi idealizado a partir da mescla entre a vida de Luiz Gama e seus escritos. Em muitas cenas Deo Garcez traz poemas e textos do próprio Luiz Gama que dão veracidade a cena. Além disso, os atos formam um constante jogo entre uma reflexão sobre a discriminação no passado, levando o público a uma reflexão sobre a discriminação na contemporaneidade.

SERVIÇO:
“LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade”
Local: CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro/RJ)
Temporada: 01, 02, 08, 09, 15 e 16 de novembro de 2017 (quartas e quintas), às 19h.
Ingressos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia entrada
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -