- Publicidade -

BRAZA lança documentário “Moldado em Água – Retratos do Baixo Tapajós”

Publicado em:

O grupo BRAZA realizou o documentário “Moldado em Água – Retratos do Baixo Tapajós” após passarem cerca de dez dias imersos entre o urbano de Santarém e determinadas Áreas de Conservação Ambiental de parte da exuberante Floresta Amazônica.  O projeto nasceu no meio da gravação do clipe  da música “Moldado em Barro” filmado na rica atmosfera do oeste do Pará.

Com depoimentos de Domingos dos Santos (Cacique Munduruku de Bragança), Mestre Chico Malta (Compositor, Violão e Voz) e Cláudio Matias (Percussão) do Grupo Cobra Grande Carimbó, Maria Margarete (Líder da Associação de Moradores do Bairro Vista Alegre do Joá), Luiz Antônio Melo (Comunidade Ribeirinha São Domingos), Manoel Pires (Representante da Associação de Moradores do Bairro Maracanã) e Giuliana Henriques e Felipe Garcia (paulistas residentes há 10 anos, pesquisadores da região e produtores locais do documentário), “Moldado em Água – Uma viagem Pelo Baixo Tapajós” busca sublinhar a importância dos conhecimentos e valores tradicionais. O objetivo é dar visibilidade e voz a uma região de riquezas naturais, tradições culturais e sociais importantes que vem sofrendo com a ganância e a cegueira ecológica e social de modelos econômicos (ditos) desenvolvimentistas.

Em nome do lucro, florestas são derrubadas, queimadas e inundadas. Hidrelétricas sobrepõem-se à lugares santos de etnias indígenas. Áreas de Conservação são reduzidas ou extintas para exploração de minério, plantação de milho, soja e criação de gado. Leis trabalhistas são flexibilizadas para permitir o trabalho semelhante ao escravo. Ocupações em terras devolutas por pessoas sem moradias são violentamente reprimidas. A desigualdade social deixa cicatrizes profundas.

Indígenas, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros, corajosamente travam uma luta diária por sua subsistência e pela preservação da maior Floresta Equatorial do planeta.

Marcio Isensee e Sá, responsável pelas imagens e pela direção de fotografia, é videomaker, fotógrafo e colaborador de sites de jornalismo ambiental, além de ter assinado a direção dos filmes Andes Água Amazônia (2012), Um Rio em Disputa (2015) e Sob a Pata do Boi, com previsão de lançamento para 2018.

Foto: Marcio Isensee

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -