- Publicidade -

Raquel Iantas alcança a plenitude comunicacional em “Irina”

Publicado em:

Em cartaz no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio “Irina”, baseia-se no contar da vida de uma mulher – primeiro criança, jovem e depois já pessoa de certa forma madura – sem grande espalhafato ou pirotecnia. A narrativa, cuja dramaticidade é toda transferida para a terceira pessoa, toma a forma de causos, episódios na vida da personagem imaginada.

Irina é uma mulher que sofre com a opressão, o abuso e a escassez, quando criança, mas também com novas formas de angústia ao tornar-se adulta. A relação com sua mãe é muito explorada, mas o eixo da dramaturgia repousa sobre a formação da personalidade e da psiquê desta pessoa. Tantos obstáculos, mas, ainda, a vida lhe mostra lados bons e, que é bom ser quem se é e atravessar esta experiência biológica rumo a novas etapas e novas fases. É bom crescer, ou, envelhecer, é bom superar obstáculos e medos.

A direção é compartilhada por Raquel Iantas, com Mariah Valeiras. Ainda, colaboram artisticamente para a montagem Aderbal Freire Filho, Bruno Lara Resende, Eleonora Fabião e Marcio Abreu. A concepção é realmente básica – banquinho e voz -, mas o potencial da história narrada é avassalador.

É um espaço muito adequado para perceber-se o brilho da atriz. Inventada ou baseada em alguma mulher real, entre nós, a compleição psicológica de Irina é muito bem apropriada e repassada ao espectador, que vibra com as palavras amenas,mas altivas, de Raquel Iantas.

Quem for assistir deve estar preparado para a simplicidade e para apreciar um artista em foco, em certa plenitude comunicacional, quando todos os canais e códigos privilegiam o contador da história, tanto quanto a personagem da história. Aí parece habitar um paradoxo, mas não, é plenamente possível, e acontece no palco, a performance de uma storyteller que equipare-se em magnitude à própria personagem. Irina sopra cada tema, cada causo seu ao ouvido de Raquel. e as duas constroem um belo momento de intimidade com o público.

Serviço:

 https://rotacult.com.br/2017/12/irina-solo-apresentado-por-raquel-iantas-volta-aos-palcos-no-teatro-glauce-rocha/

Felipe Mury
Felipe Mury
Felipe Mury é ator formado pela Casa de Artes de Laranjeiras e bacharel em Direito pela UFRJ. Amante das Artes Cênicas, especializou seu olhar em relação ao Teatro, sendo uma ficcionado por Shakespeare e Brecht.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -