- Publicidade -

Sérgio Machado retrata o boxe de Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro nos cinemas

Publicado em:

Dirigido por Sérgio Machado (Cidade Baixa) A Luta do Século narra a história da rivalidade entre Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro, dois boxeadores nordestinos que alcançaram a fama na década de 1990. A popularidade dessas figuras, que se demonstram interessantes não só pelos seus nomes, mas também pela origem humilde e pela proximidade geopolítica.

A ideal inicial era fazer uma ficção com Wagner Moura e Lazaro Ramos, mas Sérgio Machado acabou optando por um documentário sobre a rixa do século no Brasil contada através de uma série de imagens de arquivos e uma narração onipresente.

O filme mostra como os esportistas colocaram o Nordeste no mapa do boxe. Assim, A Luta do Século vai trazendo uma série de detalhes acerca de seus protagonistas, traçando um paralelo entre eles e como os embates alteram a carreira de um ou de outro. A rivalidade começou no início dos anos 90 e perdurou por mais de uma década, com oito lutas entre os dois, sendo quatro vitórias para cada um. Sérgio Machado pincela nas telas alguns lados desta briga, Pernambuco e Bahia se tornaram lugares de ódio para os lutadores. Com personalidades diferentes e marcantes, Todo Duro e Holyfield, conseguiram alçar o estrelato vindo de famílias numerosas e de regiões pobres do nordeste, alçando uma vida melhor através do esporte.

Personagens interessantes na história do boxe brasileiro, Tudo-duro e Holyfield continuam se atracando por ai, por conta da língua solta do primeiro, que adora provocar. Holyfield não mede esforços e cai na batalha de egos, onde um depende do outro para constituírem fama. Com uma direção sutil, fugindo da estética que estamos acostumados, Machado passeia com a câmera pelas vielas de suas vidas.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -