- Publicidade -

22º Cultura Inglesa Festival divulga exibições dos curtas-metragens selecionados em seu Edital

Publicado em:

Canções de jovens artistas britânicos são a inspiração para os curtas-metragens selecionados por meio de Edital da 22ª edição do Cultura Inglesa Festival. “Sample”, de Ana Julia Travia, e “O Vestido”, de Carla Saavedra Brychcy, foram as produções escolhidas pelo time de curadores da categoria, composto neste ano pelo diretor e cineasta Rubens Rewald, o ator Sidney Santiago e a produtora de cinema Deborah Osborn.

“Sample”/Crédito:Maria Tuca Fanchin

Em “Sample”, acompanhamos paralelamente o trajeto de dois personagens que passam por pontos icônicos de São Paulo a caminho de uma festa que proporcionará seu primeiro encontro. Em uma conversa sobre suas experiências na cidade, eles descobrem uma história da origem negra de ambos, enterrada pelo cotidiano racista.

Através da relação com o espaço público e privado e a subjetividade de uma população jovem negligenciada, o curta apresenta uma proposta de filme panfleto, ultrapassando o status quo da denúncia com poesia, pesquisa e consciência. A obra é inspirada pela canção “What You Don’t Do”, da jovem cantora e multi-instrumentista britânica Lianne La Havas, uma das vozes mais promissoras do Reino Unido.

“A canção de Lianne trouxe a inspiração que faltava no filme, pois tinha ideia do projeto há algum tempo na minha cabeça. Foi um dia ouvindo a música que eu tive o estalo para começar o roteiro de fato”, afirma a diretora de “Sample”, Ana Julia Travia, responsável também pelo documentário “Outras” (2017), selecionado no 21º Festival de Cinema de Tiradentes, Minas Gerais.

“O Vestido”/Crédito:Maria Tuca Fanchin

Já “O Vestido” relata um importante momento na vida de uma menina de 11 anos. Ela vivencia sua primeira menstruação durante um dia de compras com a irmã adolescente. O filme foi desenvolvido a partir da temática de “Cheryl Tweedy”, da também britânica Lily Allen. A música em questão fala sobre a sensação de insegurança e desconforto com o próprio corpo.

“O Vestido” é essencialmente um filme do gênero conhecido na literatura e no cinema como coming of age (amadurecimento). O curta também se utiliza de elementos fantásticos para representar as dificuldades de sua complexa protagonista. Entre elas, a de lidar com as emoções e a vontade de ser outra pessoa, representada na figura independente e segura da irmã mais velha.

Para a diretora Carla Saavedra Brychcy “é um trabalho de imersão no feminino. Tive a intenção de explorar as referências externas e as ansiedades com as quais as mulheres lidam num momento tão transcendental quanto o início da sexualidade”. A cineasta já acumula passagens por festivais nacionais e internacionais com seus curtas anteriores: “Feliz Cumpleaños” (2015) e “O Espírito do Bosque” (2017).

O público terá oportunidade de conferir aos curtas em uma maratona de exibições no dia 26 de maio, dia da abertura do Festival, no Centro Britânico Brasileiro e também em diferentes horários durante a Mostra de Cinema, que ocorre de 01 a 03 de junho no Centro Cultural São Paulo.

Marco do calendário artístico da cidade de São Paulo, o Cultura Inglesa Festival, por meio de seu Edital, promove o intercâmbio das culturas britânica e brasileira há 15 anos. Outros projetos brasileiros inspirados em cultura e comportamento britânicos são selecionados nas seguintes categorias: espetáculos de teatro adulto e infantil, artes visuais e dança.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -