- Publicidade -

“Perdoa-me por me traíres”, de Nelson Rodrigues, no Espaço Furnas Cultural

Publicado em:

Texto de Nelson Rodrigues escrito em 1957, volta a ser encenada no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, em curta temporada com entrada gratuita.”Perdoa-me por me traíres” tem em seu elenco: Bebel Ambrosio, Bob Neri, Clarissa Kahane, Ernani Moraes, Gabriela Rosas, João Marcelo Pallottino, Rose Lima, Tatiana Infante e Wendell Bendelack, sob a direção de Daniel Herz, a reestreia acontece no dia 16 de junho.

O espetáculo, que já ganhou diversas encenações por todo o Brasil e até mesmo pelo mundo, conta a história de Glorinha, uma adolescente órfã. Reprimida pelo tio com quem vive, ela é instigada por sua melhor amiga, Nair, a conhecer o mundo dos bordéis. Seu tio, Raul, ao descobrir que a sobrinha se prostitui, decide então revelar segredos sobre a sua origem. Esses segredos podem mudar o rumo da história.

A peça é um clássico de Nelson Rodrigues, um presente para qualquer ator e esse também será para a plateia, que poderá desfrutar desse universo encantador, que hipnotiza o público. Todos os ingredientes da obra de Nelson estão lá: desejos, traições, morte, sexo, vingança, violência física e moral, prostituição e todos esses sentimentos que regem a humanidade até os dias de hoje e estão longe de serem datados.

Sobre o que o estimulou a trabalhar nessa nova montagem, Daniel Herz, que já dirigiu também a obra “Valsa nº 6”, do mesmo autor, explica: “Nelson é universal e por isso sempre atual, mas é importante não deixar a singularidade do ´sotaque´ rodriguiano parecer uma cena cheia de naftalina. Manter a linguagem, mas parecer que ela é dos nossos dias, do nosso momento histórico. Esse é o grande desafio”. Daniel acredita ainda que Nelson se repete com uma originalidade incrível e que dirigir “Perdoa-me…” é virar um pouco todos eles: a doença e a paixão que cada personagem carrega. Para finalizar Herz ainda diz “Ele é o nosso Shakespeare. Genial. Único! Poderia ficar o resto da vida só montando Nelson.”

O cenário, com assinatura de Fernando Mello da Costa, é composto por venezianas, que brincam com uma das principais questões dessa peça: o que se revela e o que não deve ser revelado. No palco também está em cena o que vai além do sentido real, já que ali está exposta a sujeira que a água não limpa e a que a muitos atormenta e atordoa: a sujeira moral. Os atores ainda contam com a ajuda da psicanalista Evelyn Disitzer que os auxilia na composição dos traços de personalidade de cada personagem.

   SERVIÇO
​Perdoa-me por me traíres
Espaço Furnas Cultural (R. Real Grandeza, 219 – Botafogo, Rio de Janeiro)
Temporada: 16 e 17, 23 e 24 junho
Entrada franca
Horário: 19h
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -