- Publicidade -

“Vim assim que soube”: Um argumento dramatúrgico sobre a vida

Publicado em:

Em “Vim assim que soube”, dois atores experientes exploram, com muitos aspectos autobiográficos e referências ao mundo do teatro, a proximidade da morte e a relação entre dois amigos de longa data.

Renato Carrera está doente e só tem a companhia de Cris Larin, que vem assim que sabe. Eles passam por momentos de identificação, de exasperação e de nostalgia, lembrando dos tempos bons vividos, de situações específicas e de como foram suas carreiras artísticas. O texto passa por momentos cômicos, de remissão ao universo teatral carioca, e também alude a questão da amizade entre homem e mulher.

Duas pessoas que conviveram longo tempo têm algo especial e platônico, mas também há a perspectiva de que o caráter sexual desta relação venha a aflorar, em algum momento. O espetáculo é tocante e, em vários momentos, a alusão à finitude do ser humano leva o espectador a uma zona de desconforto; útil, contudo, no sentido de sacudir as certezas cotidianas e pequenas que enchem nosso dia-a-dia. “Diante da morte é preciso ter algo a dizer”, afirma Cris Larin.

Os dois intérpretes praticam a auto-exposição impiedosa, que, sob a batuta de Marco André Nunes, torna-se material para uma investigação profunda acerca da natureza efêmera, tanto do ofício e propósito daquelas personagens, quanto da existência per se. Momentos tragicômicos alternam-se com a sensação de vazio e inexplicabilidade próprias do final da vida. Aquelas personagens são muito felizes ao rirem de si mesmas, dos próprios fracassos e, ao lançarem sobre sua história um olhar contemplativo. O que vem depois do fim? A peça baseia-se também nesta pergunta que todos se fazem e que ninguém pode responder.

É peça de teatro que utiliza-se de recursos híbridos, relacionais e, que atinge o público de maneira original. O seu argumento dramatúrgico é bastante válido. Elementos complementares como a luz, a utilização do espaço e objetos, o som estão plenamente adequados à mensagem da peça, que reina, bastante pujante.

Felipe Mury
Felipe Mury
Felipe Mury é ator formado pela Casa de Artes de Laranjeiras e bacharel em Direito pela UFRJ. Amante das Artes Cênicas, especializou seu olhar em relação ao Teatro, sendo uma ficcionado por Shakespeare e Brecht.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -