O Anima Mundi, um dos mais importantes festivais de animação do mundo e o principal da América Latina, chega à 26ª edição cheio de novidades. De 21 a 29 de julho ocupará o Centro do Rio de Janeiro, em seis espaços, e de 1º a 5 de agosto acontecerá em São Paulo, com sede no Memorial da América Latina, e sessões em salas na cidade e na periferia. A variada programação reúne longas e curtas para adultos, jovens e crianças de todas as idades, além de debates com ilustres convidados internacionais, exibições de videoclipes, séries para TV, exposições, games, conteúdos em realidade virtual e 360°, oficinas e um grande cinema ao ar livre.

Para as mostras oficiais, foram selecionados 405 filmes de 40 países, sendo 108 produções brasileiras, de 13 estados. Contando com as mostras especiais, filmes convidados e retrospectivas, o número de títulos chega a 576, dos mais diversos temas, técnicas e origens. A curadoria é dos animadores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Léa Zagury e Marcos Magalhães, diretores e fundadores do festival. Os curtas-metragens são apresentados em sessões infantis ou adultas com até duas horas de duração, que proporcionam experiências incomparáveis. Cada seleção é uma surpresa e traz combinações de filmes de gêneros distintos, como fábulas, dramas, comédias, romances, documentários, terror e suspense.

Quem está em contagem regressiva já pode se preparar para participar do disputado Estúdio Aberto, com oficinas interativas e gratuitas que permitem a realização de cenas de animação em diferentes técnicas: Zootrópio (um dos primeiros instrumentos óticos, que gira com 16 desenhos em 2D), Desenho Animado, Pixilation (animação com o próprio corpo) e Massinha.

Para que a imersão do público seja ainda mais completa, este ano pela primeira vez o evento abrigará o Espaço de VR Oi 360°, que apresentará curtas interativos de realidade virtual e 360°, de estúdios como o National Film Board of Canada, Penrose, Baoba, Fable, Aardman, Google Spothlight e o brasileiro Arvore.

 Fora de competição, os destaques são Isle of Dogs, novo filme de Wes Anderson com a participação do animador brasileiro Matias Liebrecht, que apresentará sessões especiais no Rio e em São Paulo; e o premiado longa espanhol Pos Eso, de Samuel Ortí Martí. Ele participará de um Papo Animado na Mostra “Foco Espanha”, no dia 27 de julho, no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro.

 Fora de competição existem as mostras Panorama (57 curtas internacionais que apresentam diversas tendências dentro da animação), Animação em Curso (53 trabalhos finais das melhores escolas de animação do mundo), Olho Neles! (29 curtas nacionais que merecem atenção) e Futuro Animador (42 filmes que utilizam as linguagens da animação para experiências educativas).

Este ano, o Anima Mundi teve um número recorde de inscritos: 1.805 filmes, 45% a mais do que em 2017.

Confira aqui a lista completa dos filmes selecionados . 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here