- Publicidade -

Shade – Entre bruxas e heróis: Obra sérvia retrata como crianças lidam com dificuldades

Publicado em:

De nacionalidade sérvia, Shade – Entre Heróis e Bruxas traz a visão de duas crianças sobre os problemas e dificuldades de suas vidas. O filme começa apresentando Shade, que é a identidade secreta de Jovan (Mihajlo Milavic), na sua imaginação. Jovan nasceu com paralisia cerebral parcial, o que limita seus movimentos locomotores, como subir escadas. Por conta de sua deficiência, ele acaba sendo vítima de bullying e também causa grandes medos nele, o que o faz ser muito sozinho. Logo que o personagem surge, há uma ligação entre ele e o expectador. Mesmo parecendo apenas um menino chato, os motivos de sua personalidade é clara. Somos apresentados também a outra personagem, Milica (Silma Mahmuti). A menina acaba de se mudar, e ela senta ao lado de Jovan, o que o incomoda muito. Por ser a novata da turma, e vir de uma cidade do interior, ela também sofre com valentões. Diferente do rapaz, que é mais passivo, Milica não leva desaforo pra casa. Eles se tornam uma dupla, e juntos vão derrotar a bruxa que enfeitiçou o pai da menina.

A premissa do roteiro é inteligente. Ambas as crianças tem problemas, e não sabem como resolve-los, assim criam situações ou mundos imaginários. Jovan por ter um corpo frágil, cria a figura de Shade, um super-herói. Milica cria essa bruxa, por não entender porquê seus pais estão se divorciando, e essa bruxa é apenas a nova namorada de seu pai. São personagens de fácil  identificação. Os parentes das crianças são personagens bem interessantes também, construídos dentro da realidade.

Ambos os atores mirins estão excelentes! Shade trata de um assunto importante com leveza. A direção de Rasko Miljkovic é consistente e emocionante. O diretor retrata  como o mundo pode ser duro com as crianças. A  jornada e aprendizado foi bem trabalhada, é possível ver claramente todos os arcos, e o desenvolvimento dos personagens principais. Não existem questões de meninos e meninas.

 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -