A mostra “OST 18 Anos – A Vida com Palco!” traz no dia 07 de fevereiro o espetáculo “A Caminho de Urga”, uma peça livremente inspirada nos textos “A Revolução dos Bichos” de George Orwell, “A Exceção e a Regra” e poemas de Bertold Brecht, além de fragmentos de textos produzidos pelos atores. A direção fica por conta de Reinaldo Dutra.

No enredo, uma sangrenta revolução acontece numa fazenda, que passa a ser gerida pelos bichos. Agora, dois porcos disputam a liderança politica. Depois de um golpe de estado, um dos porcos centraliza o poder e passa a comandar os rumos da granja de forma autoritária através de manipulação de informações, mentiras, violência, difamação e demagogia, que culminam na criminalização do cotidiano para produzir uma ultra-exploração do trabalho. Para tal ação, ele usa como justificativa a busca pela terra prometida: Urga, lugar que seria o paraíso na Terra.

“Este é um texto que fala sobre o abuso do pequeno poder, a opressão das chamadas ‘minorias’, a criminalização dos exilados da sociedade. Também há uma análise critica das grandes revoluções políticas que permearam a existência humana nos últimos cem anos: todas acabaram corrompidas

graças ao poder do capital, alimentado pela ganancia humana. Todo esse contexto nos faz pensar sobre a possibilidade de um recrudescimento do totalitarismo no mundo e em nosso país”, afirma o diretor Reinaldo Dutra.

Em “A Caminho de Urga”, atores exercitam um duplo movimento, onde aderem aos personagens a ser trabalhados e, ao mesmo tempo, os questionam. Como se trata de uma narrativa quase fabular sobre a derrocada do pensamento revolucionário e a criminalização dos excluídos, a peça investe na animalização do corpo dos atores na composição dos personagens. Aqui, a arte mantém sua importância histórica de também agir como uma crítica à sociedade e suas desigualdades.

SERVIÇO:
07 de fevereiro de 2019 – 19h30
Direção: Reinaldo Dutra
Classificação etária: 14 anos
Local do Espetáculo: Av. Roberto Silveira, 123, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: VENDA SOMENTE NA SEDE DA OST
Rua Saldanha Marinho 14 – Centro/ Niterói.
Duração: 70 minutos

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here