- Publicidade -

O Caravaggio Roubado: Ficção se mistura em realidade, sobre um dos maiores roubos da história do mundo da arte

Publicado em:

Valeria, jovem secretária de um produtor de cinema, leva uma vida isolada e escreve scripts anônimos para um roteirista de sucesso, Alessandro Pes. Um dia ela é abordada por um misterioso policial aposentado que lhe conta a história de um crime. Apesar de desconfiada, Valéria é seduzida pelo que ouve. Quando vai para casa, usa o relato para escrever o próximo roteiro de Alessandro, que é aguardado ansiosamente pelos produtores. A nova trama é perigosa, pois conta a história do misterioso roubo da pintura “Natività”, de Caravaggio, realizado pela máfia siciliana em 1969. Valéria logo se verá em situações completamente diferentes do que está acostumada a viver.

Baseado em uma história real, O Caravaggio Roubado tem como fio condutor um dos 10 maiores crimes de arte da história, que aconteceu há 50 anos e segue sem solução.  Com um tom de suspense, a ficção interfere na realidade, misturado à metalinguagem, criando um clima enigmático durante a projeção.

O novo filme de Roberto Andò  traz a máfia italiana, num suspense instigante, porém longo. A trama é boa, mas ao trazer elementos demais, se perde no seu segundo ato, focando na história da ghost writer, protagonizada por Micaela Ramazzotti, em boa atuação, aliás, todo o elenco cumpre bem a sua missão, mesmo com atuações canastronas da máfia.

Com um cômico, o filme foge do ar sombrio dos filmes de máfia, mas não perde o tom do suspense, trazendo um bom trhiller, com ares históricos.

Michelangelo Merisi (Caravaggio) foi um famoso pintor italiano da época do Barroco e do Renascimento, ficou conhecido com o quadro ‘Natividade com São Francisco e São Lourenço’, porém, em 1969 o quadro foi roubado do oratório de São Lourenço, na cidade siciliana de Palermo. A obra de arte, que até hoje nunca foi recuperada, ganhou várias versões sobre seu roubo.

 

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -