- Publicidade -

Ilan Brenman apresenta dois livros inéditos sobre Famílias e Refugiados

Publicado em:

Nesse mês, Ilan Brenman, novo autor exclusivo de obras de literatura infantojuvenil da Editora Moderna, lançará dois livros inéditos: Famílias e Refugiados. Os novos títulos marcarão a inauguração do site do autor , que será organizado em coleções e reunirá gradativamente as mais de 60 obras do escritor, todas reformuladas e com novos projetos gráficos, capas, ilustrações e alguns até com novos títulos.

Em um dos seus títulos inéditos, o livro Famílias, Ilan Brenman e o ilustrador Guilherme Karsten criam de maneira lúdica um inventário de famílias muito diferentes entre si. Cada uma com suas excentricidades e hábitos – todas à sua maneira, surpreendentes. O modo como o autor e o ilustrador brincam de sobrepor atividades cotidianas a contextos extraordinários, convidam cada família a identificar suas paixões e hábitos, dando charme e humor a obra. Os sobrenomes das famílias são irreverentes e as ilustrações são repletas de detalhes inusitados, como “Os Aquasnorkells”, uma família que usa snorkells e vive no fundo do mar com criaturas aquáticas, além dos “Rockestones”, que possuem um visual e atitudes “Rock’n’roll”, e “os Thomaedisons”, que são estudiosos, tecnológicos e inventores, entre outras famílias curiosas.

O escritor conta que a obra nasceu após uma situação vivida com sua família. “Minha filha chegou em casa falando da experiência de ter ficado na casa de uma amiga da escola”. O relato contava sobre uma jiboia de estimação, uma ida para comprar comida para o bichinho e a imagem de vê-la devorando o petisco comprado. “Minha filha estava deslumbrada com essa família que no lugar de um cachorrinho, gatinho etc., tinha uma jiboia. Aquele relato me fez pensar na quantidade de famílias diferentes que existem no mundo”, afirma.

A obra Famílias trata temas relacionados a vida familiar e social e é indicada para leitores a partir de 7 anos.

Já em Refugiados, Brenman e Guilherme Karsten apresentam um dos temas mais difíceis da história da humanidade. De maneira sensível, o livro mostra situações de famílias em êxodo: o momento da saída de seu lugar de origem, em circunstâncias difíceis, e em seguida sua chegada em um novo lugar. Cada família é recebida com hostilidade e desconfiança pelos habitantes locais. A medida em que as histórias acontecem o autor mostra que os povos são duros em relação aos refugiados recém-chegados e, que, muitas vezes se tornam, gerações depois, aqueles que se veem obrigados a emigrar em situação vulnerável. Por meio de seu olhar, Ilan traz argumentos para compreender e acolher o outro. O autor explica que “a história dos refugiados é um pouco da história de cada família viva nos dias atuais, em algum momento e pelos mais diversos motivos, tivemos que abandonar nosso lar para procurar um novo começo”.
Com referências sobre educação em direitos humanos, relações étnico-raciais e diversidade cultural, o livro Refugiados é indicado para leitores a partir de 9 anos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -