Pela primeira vez em cena na cidade do Rio de Janeiro, a Cia de Dança Bittencourt (Uberlândia, MG), sob direção de Cláudia Bittencourt, estreia com a apresentação do espetáculo “Empodere as Mulheres!”, de Karyne Bittencourt, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e com Patrocínio do Instituto Algar. O palco do tradicional Teatro Cacilda Becker (no Catete) é o escolhido pela companhia mineira e a apresentação ocorre em data única: quinta-feira 12 de setembro, às 20h, dentro da Programação CODANÇA – FUNARTE.

Realizado pela bailarina, diretora e coreógrafa Karyne Bittencourt, o projeto é idealizado no ativismo feminista e na sua grande importância social. Com diversos temas ou situações da realidade feminina expostos na coreografia, possivelmente provoca a identificação da espectadora e gera desconforto no espectador. Assim, manifesta e ressalta o feminismo como uma ferramenta de evolução em diversas proporções e perspectivas, possibilitando, com ele, a sociedade desenvolver consciência para a transformação e evolução sociocultural. Acreditando na projeção da arte como um meio importante e necessário de comunicação e reflexão, Empodere as Mulheres! é, então, um espetáculo pensado e desenhado com força e sensibilidade nos passos da dança e na trilha sonora naturalmente marcada por canções impactantes, como “Mulher do Fim do Mundo”, da cantora Elza Soares, uma importante representante do empoderamento feminino.

Um corpo de 17 bailarinos em cena, entre mulheres e homens, dá vida às linguagens de dança contemporânea e jazz. Como um projeto de circulação, Empodere as Mulheres! percorre seis cidades nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, já tendo sido montado em Uberlândia (MG), no Teatro Municipal em março/2019, Uberaba (MG), no Teatro SESIMINAS em março/2019, e Goiânia (GO), no Teatro de Goiânia em junho /2019. Em setembro, é apresentado no Teatro Cacilda Becker do Rio de Janeiro (RJ) e no Teatro SESIMINAS de Belo Horizonte (MG). Em outubro, encerra a temporada no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (SP).

Karyne Bittencourt conta que desde a estreia já recebeu muitos feedbacks positivos: “Nosso propósito é tocar o coração das pessoas com um assunto sério e sem precisar chocar. Isso de fato tem acontecido. Eu acredito que a maior potência do ‘Empodere as Mulheres!’ está justamente na sua sensibilidade e clareza ao tratar de um assunto tão importante que afeta diretamente a vida das pessoas: a violência contra a mulher (que cresce a cada dia). Optamos por uma arte que aproxima, ao invés de afastar. Até quem tem resistência sobre o assunto passa a reconhecer que precisamos melhorar em dignidade, credibilidade e respeito à mulher”.

Empodere as Mulheres! ainda atua em prol da beneficência ao SOS Mulher e Família Uberlândia, doando parte de sua bilheteria para a ONG.

SERVIÇO:
Espetáculo de dança “Empodere as Mulheres!”
Data: quinta-feira 12 de setembro de 2019
Horário: 20h
Local: Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro, RJ | Tel.: (21) 2265-9933 | Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta a domingo, das 14h às 20h)
Duração: 50 minutos
Ingressos (pagamento apenas em dinheiro): R$30,00 (inteira) | R$15,00 (meia para menores de 21 anos, idosos, estudantes e portadores de deficiência – todos devidamente identificados)
Venda na bilheteria local (pagamento apenas em dinheiro) apenas no dia 12 de setembro e online no site  www.megabilheteria.com.br
Classificação: 14 anos

Foto:  Buno Colli   

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here