- Publicidade -

Rolé Carioca, premiado pelo Iphan, promove visita guiada por professores ao Museu Histórico Nacional

Publicado em:

No dia 27 de outubro, domingo, a partir das 13h30, será realizada mais uma edição do Rolé Carioca. O destino desta vez será o Museu Histórico Nacional – que fica Praça Marechal Âncora s/nº, no Centro do Rio. Gratuito e aberto ao público, o passeio será conduzido pelo Coordenador Nacional do Curso de História da Estácio, Rodrigo Rainha e pelo historiador William Martins. Durante aproximadamente três horas, os visitantes poderão apreciar objetos, roupas, uniformes, moedas, selos, medalhas, brinquedos, joias, armas, obras de arte, livros, manuscritos, documentos, aquarelas, ilustrações, fotografias, entre outros.

Mais de 250 mil itens que contam a história do Rio de Janeiro e do Brasil fazem parte do acervo do Museu Histórico Nacional – instituição criada como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil, em 1922. A edificação do Museu é uma atração à parte. Originalmente o conjunto arquitetônico que hoje abriga o Museu Histórico Nacional foi uma fortaleza construída em 1603 e que, ao longo do tempo, foi ganhando novos prédios: a Prisão do Calabouço (1693), destinada ao castigo de escravos; a Casa do Trem (1762), para a guarda de armas e munições; o Arsenal de Guerra (1764) e o quartel para abrigar as tropas militares (1835).

O projeto – anunciado recentemente como único do Rio contemplado com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por sua relevância em defesa do patrimônio histórico e cultural da cidade – se encontra em sua 7ª edição, já visitou diferentes lugares que reuniram mais de 18 mil pessoas, percorrendo mais de 200 quilômetros pelas ruas do Rio de Janeiro desde 2013.

O portal www.rolecarioca.com.br reúne informações, curiosidades e dados históricos sobre todos os roteiros já realizados. O Rolé Carioca é uma realização do estúdio M’Baraká, com consultoria de conteúdo de Rodrigo Rainha e William Martins – mestres de cerimônia do projeto e guias dos passeios. Ele tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, Estácio e Riocard Mais e conta ainda com o copatrocínio das empresas SHIFT ETT e Cinesystem. Todos os patrocínios foram realizados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Para Isabel Seixas, idealizadora e coordenadora do Rolé, “explorar a cidade a pé é uma das principais formas de conhecer suas nuances e desenvolver o senso de pertencimento ao território. É uma experiência que desvenda histórias e memórias e reforça o imaginário coletivo acerca da cidade e seus símbolos”.

SERVIÇO 
Rolé Carioca – Museu Histórico Nacional
Data: 27 de outubro (domingo)
Horário: 13h30
Local: Museu Histórico Nacional – endereço – Praça Marechal Âncora s/nº , no Centro do Rio
Ponto de encontro: Em frente ao museu
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição
Duração: aproximadamente 3 horas
Site: http://www.rolecarioca.com.br

Foto: CreativeCommons

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -