- Publicidade -

Fernando Barba lança livro “A vida começava lá: uma história de repercussão corporal”

Publicado em:

Músico, pesquisador e educador, Fernando Barba, criador do grupo de percussão corporal Barbatuques, lança seu primeiro livro “A vida começava lá: uma história de repercussão corporal”. A obra traz a relação de Barba com a música, com os instrumentos musicais e conta a trajetória do Barbatuques – desde 1997, no espaço cultural A Casa, até as apresentações na Copa do Mundo (África do Sul – 2010), nas Olimpíadas (Rio de Janeiro – 2016) e no show do Bobby McFerrin (São Paulo – 2008).

No livro, escrito em coautoria com sua irmã, Renata Ferraz Torres, Fernando conta que o nome do grupo surgiu a partir de uma brincadeira de Lu Horta com Barba, “os batuques do Barba”, fala sobre a cumplicidade entre os integrantes e os momentos que dividiu com personalidades como Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Keith Terry, Ivan Vilela, Jô Soares, entre outros. “Lembro de ter ouvido Bobby McFerrin pela primeira vez na Travessia, quando eu tinha quinze anos. Fiquei muito impressionado. Ele estava em plena turnê pelo Brasil, embora eu não o conhecesse até aquele momento. Mal sabia eu que, muitos anos depois, participaria de um show dele no Teatro Municipal de São Paulo, com o Barbatuques”, conta Barba em trecho da obra.

A edição também traz uma reflexão sobre o momento em que Fernando se viu, aos 45 anos, privado do seu dom musical por conta de danos motores decorrentes de uma cirurgia para a remoção de um tumor cerebral, em 2017. “Profissionalmente, sinto orgulho de ter criado um grupo de música que se apresentou em mais de trinta países e que continua ativo, a despeito do meu afastamento. Foi uma semente que vingou. (…) Hoje, pelo menos na cidade de São Paulo, uma criança que estude, muito provavelmente estará familiarizada com a tríade peito–estalo–palma”, relata Fernando sobre como se sente após esse obstáculo que revolucionou sua vida.

O livro é resultado também da dedicação de Renata que colheu e organizou os relatos do próprio irmão e reuniu depoimentos de mais de 60 amigos e colegas de Barba, incluindo de 23 músicos que fizeram ou fazem parte do grupo. A 4ª capa é assinada pela Mônica Salmaso, cantora com quem Fernando dividiu bandas antes da Barbatuques, e o prefácio, por Stenio Mendes, músico e pesquisador de música orgânica que conheceu Barba em 1995, um encontro que se tornou determinante para a criação do grupo. A pesquisa iconográfica é assinada pela fotógrafa Inaê Coutinho.

“A vida começava lá: uma história de repercussão corporal” será lançado no dia 24 de novembro, na Livraria da Vila da Fradique, em São Paulo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -