- Publicidade -

Nova adaptação dos irmãos Grimm, Maria e João: Um Conto das Bruxas, chega aos cinemas

Publicado em:

Escrito por Jacob e Wilhem Grimm, ou apenas Irmãos Grimm, por volta do século XVIII, ganha nova revisão do conto nos cinemas, com o título de Maria e João: Um Conto das Bruxas. Apesar da história ser a mesma inicialmente, ela com o passar do tempo se torna mais original.   Maria (Sophia Lillis) e seu irmão mais novo, João (Samuel Leakey) foram abandonados por sua mãe e depois largados na floresta para viver a própria sorte. Contudo, eles caem nas graças de uma velha da floresta que os enche de comida, mas as crianças começam a desconfiar da velha Holda (Alice Krige) ser mais do que parece.

Antes de tudo, a principal característica, que gera pontos positivos no filme, é que ele é muito individual. Ou seja, ele tem muitas referências a vários filmes e livros, não só no roteiro, mas também na direção. E quem não conseguir captar essas referências não compra a ideia do filme, pois no geral ele é ruim. A história principal é contada de uma forma muito lenta, e não tem grandes momentos de empolgação, na verdade, não tem nenhum. Então apesar dos pontos positivos, tanto o diretor, Oz Perkins, e o roteirista, Sob Hayes, falham no principal aspecto do filme, criar uma história que tenha interesse do público. Mesmo o elenco tendo uma capacidade boa, principalmente Aalice Krige, porque sua personagem é a que mais precisa passar a impressão de sabedoria.

Agora, as referências, como ditas, são muito individuais mediante aos filmes, livros e músicas que você já leu. As que foram interpretadas por mim foi primeira a fotografia que simula bastante Suspiria, de Dario Argento, tanto nos movimentos que a câmera toma em certos momentos, e também o uso de cores muito quentes usadas a exaustão, mesmo que pareçam artificiais. Depois, existe inúmeras referências a filmes de bruxas, como A Bruxa de Blair, A Bruxa, de Robert Eggers, além do já citado, Suspiria.

As referências literárias se estendem deste a obra dos Irmãos Grimm, quanta cultura das “bruxas” modernas, conhecidas como Wicca. O que se refere aos Grimm, em determinado momento o personagem, chamado apenas de Caçador, mostra um trilha na floresta, porém eles não devem sair dela, pois encontraram com lobos. Caso eles os encontrem, não devem lhe dar atenção, apesar de serem “belos e charmosos, não são boa companhia”, imediatamente isso reflete Chapeuzinho Vermelho. Por ultimo, as três personagens femininas no filme representam as três formas da Deusa Tríplice, a mais cultuada na religião Wicca. Uma é uma jovem na flor da idade, uma jovem mulher, que representada o potencial ilimitado da juventude. A segunda é uma mãe, que representa o poder divino de gerar vida, assim como maturidade. E a última é uma velha, que representa sabedoria sobre os mistérios do mundo, assim como é a própria Morte.

Mesmo com todos essas referências interessantes, Maria e João: Um Conto das Bruxas continua sendo negativo.

 

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -