- Publicidade -

“A vulnerabilidade da solidez”, instalação de Isabela Sá Roriz, na galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea

Publicado em:

A galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea inaugura no próximo dia 9 de março de 2020, às 19h, a exposição “A vulnerabilidade da solidez”, com uma instalação inédita criada pela artista Isabela Sá Roriz  na edificação desocupada anexa à galeria. Usando polímeros de diferentes densidades, como cera, látex e silicone, ela discute de que maneira se pode escapar de “perspectivas formativas”, e assim “escorrer, sair, resistir aos limites”. O texto que acompanhará a mostra é de João Paulo Quintela.

Na instalação, barras geométricas de cera suspensas do teto sustentam um polímero de catalisação lenta, que escorrem em direção ao chão até o  seu estancamento, sugerindo “uma deformidade sobre a forma”. Oriunda da escultura, a artista escolheu esses materiais por possuírem macromoléculas semelhantes às encontradas no corpo humano.

O crítico João Paulo Quintela, no texto que acompanha a exposição, afirma que “a melhor das pretensões é a instabilidade”. “A escultura não funciona aqui como categoria mas como um estado. Desimpedido, solto e escorrido. A reiteração de um estado frugal dos sólidos. O molde não serve à artista como ferramenta de compressão mas sim de transbordamento. Se por um lado o molde oferece ao material um lugar para acoplar-se, por outro a dinâmica proposta pela artista favorece a superação do espaço ofertado. A forma se dá em relação com o molde e não por determinação dele”, observa.

Para Simone Cadinelli, “as intervenções urbanas e a arquitetura proporcionam mudanças significativas e renovação de espaços em diversas escalas nas ruas, bairros e cidades”. Com a iniciativa, ela pretende “dar um novo sentido, experimentar algo que proporcione uma mudança positiva, assim como a arte tem o poder de se manifestar”.

A exposição se insere na temática , que destacará em sua programação deste ano, em conexão com a escolha pela de que o Rio de Janeiro em 2020 é a Capital Mundial da Arquitetura, em função da realização do (“Arte, Arquitetura e Urbanismo”Simone Cadinelli Arte Contemporânea UNESCOUIAUnião Internacional dos Arquitetos), a ser realizado em julho na cidade.

Serviço:
Exposição “Isabela Sá Roriz – A vulnerabilidade da solidez”
Simone Cadinelli Arte Contemporânea (Rua Aníbal de Mendonça, 171, Ipanema)
Até: 10 de março a 4 de abril de 2020
Segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado, das 11h às 15h
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -