- Publicidade -

Documentário sobre Frank Zappa revisita sua obra, com imagens raras

Publicado em:

Foto: Sony Pictures

Em Eat That Question – Frank Zappa Por Ele Mesmo, entrevistas diversas são revisitadas, assim como alguns shows. Em seus depoimentos, vemos que sua musica foi considerada anárquica. Palavrões ou referências a sexo fazem parte de sua música desde o primeiro disco. Aliás, Nas entrevistas, Zappa conta como a mídia fazia seu retrato e como a sociedade o via.

Imagens de arquivo também fazem parte da obra que revela o provocativo gênio musical cuja visão de mundo reverbera até os dias de hoje. O documentário traz também seus últimos dias, aos 52 anos, em 1993, quando liderou a luta contra a censura na indústria da música.

O guitarrista norte-americano de origem italiana e grega, nascido em Baltimore, em 1944, era considerado excêntrico, Frank Zappa foi um músico erudito, que optou pelo Rock n’ Roll, gravando também jazz, funk e música folk.

O músico praticamente autodidata, vagou por inúmeros grupos de Rock na Califórnia entre 1958 e 1964, até que sua carreira solo começou a tomar forma. Entretanto, o respeito da crítica veio somente em 1966, quando criou a banda Mothers of Invention.

 Eat That Question – Frank Zappa Por Ele Mesmo é um retrato de um musico revolucionário. Aliás, é interessante falar que Frank Zappa nunca gostou de dar entrevistas. Sempre que podia, zoava com a cara de repórteres que insistiam em tentar decifra-lo. Você percebe isso, inclusive, durante todo o filme, aliás, o documentário permite que ele fale “com suas próprias palavras”, como se transformou de Deus do Rock sensualmente hirsuto em patriarca barbudo, sem se vender ou engordar.

Prolífico e produtivo, sua discografia oficial possui no mínimo 60 títulos diferentes, incluindo álbuns ao vivo com material inédito, mas sem contar as coletâneas. Sua genialidade sarcástica constitui uma obra complexa, muitos pensavam que ele era um rebelde politico. Zappa aliou-se amplamente à contracultura.

Aliás, Eat That Question – Frank Zappa Por Ele Mesmo fez parte da seleção oficial do Sundance Film Festival 2016.

Em 2015, o irmão mais novo de Frank Zappa,  o escritor Bob Zappa lançou nos Estados Unidos o livro de memórias: “Frankie & Bob: Growing Up Zappa.

 

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -