- Publicidade -

“As Clássicas” retrata com sensibilidade e poesia o universo de quem vive em situação de rua

Publicado em:

No próximo sábado, dia 27 de fevereiro de 2021, às 10h30 e 14h30, a Cia. Teatral Circo Delas realiza apresentações virtuais do espetáculo infanto-juvenil “As Clássicas”. As transmissões serão gratuita e realizada no Youtube.

A primeira apresentação do sábado (10h30) será realizada em parceria com o serviço de acolhimento SAICA Novo Lar Betânia I – Guaianazes – São Paulo (SP). Já a segunda, que acontece às 14h30, será realizada em parceria com o espaço de acolhida SEFRAS – Projeto Imigrantes Casa de Assis, Bela Vista – São Paulo (SP)

Após cada apresentação haverá um bate-papo online com o público através do chat, propondo um debate sobre o olhar da sociedade para as pessoas em situação de rua, como as tratamos, como se dá seu processo de exclusão dos centros urbanos em razão da especulação imobiliária, entre outros temas abordados no espetáculo.

Em “As Clássicas”, Carmela e Federica são duas palhaças amigas que dormem em meio a caixas de papelão nas ruas da cidade grande e passam por situações inusitadas para manter a amizade e conseguir sobreviver.

Unindo números autorais e cenas clássicas da palhaçaria, a montagem traça uma narrativa divertida e poética sobre as dificuldades de sobrevivência das pessoas em situação de rua e sua invisibilidade nos centros urbanos, buscando inspirar novas visões e um olhar mais empático em relação às pessoas que vivem à margem da sociedade.

Com uma dramaturgia modificada para se inserir no contexto atual da pandemia da COVID-19, momento em que as diferenças socioeconômicas ficaram ainda mais gritantes e a acesso ainda mais precário a direitos básicos de higiene e alimentação, o espetáculo usa o humor e a poesia para sensibilizar o público e falar sobre a vulnerabilidade de quem não tem uma moradia e vive nas ruas.

“Muitas pessoas desconhecem a realidade e a complexidade do universo da população em situação de rua. Queremos com esse projeto estimular a sensibilização de crianças, adolescentes e seus responsáveis para que possamos olhar com mais humanidade para pessoas que passaram por situações geradas pela desigualdade social que as levaram a viver na rua. Voltar a enxergar essas pessoas como cidadãs da cidade, com direitos e histórias, como qualquer outra, pode nos ajudar a repensar a forma como nos organizamos como sociedade para lidar com essa questão “, comenta a Cia. Teatral Circo Delas.

O espetáculo aborda ainda o fenômeno de gentrificação, que é a saída forçada da população menos favorecida economicamente e/ou em situação de vulnerabilidade social de determinado centro urbano por conta do processo de especulação imobiliária.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -