Ammonite, filme de Francis Lee, é inspirado na vida da paleontóloga Mary Anning, uma das maiores paleontólogas da história. Porém por nascer mulher, numa época onde o Feminismo não sonhava em existir ainda, seus feitos foram apagados. Homens compravam os fósseis descobertos por ela e tomavam o crédito para si. Anos mais tarde, Mary Anning foi reconhecida pela Royal Society como uma das dez mulheres britânicas que mais influenciaram a história da ciência em 2010.

O diretor Francis Lee não quis fazer uma biografia clássica, mas sim um retrato de sua vida, da qual se sabia pouco. A partir dai ele usa da liberdade poética para reinventar a vida amorosa da paleontóloga.

A história se passa em 1840 e acompanha o romance entre a paleontóloga Mary Anning (Kate Winslet), que faz importantes descobertas científicas de fósseis marinhos de amonite (um tipo de molusco), ao longo do Canal da Mancha, e uma jovem londrina (Saoirse Ronan), que foi abandonada pelo marido. Ao ficar doente, ela e Mary são colocadas em um trama sobre amor, enquanto Mary cuida dela. Assim, surge uma paixão avassaladora entre as duas. Aliás, a química entre Kate Winslet e Saoirse Ronan é primorosa, assim como as atuações.

Apesar do abismo entre esferas sociais e personalidades, ambas descobrem que cada uma pode oferecer o que a outra tem procurado: a compreensão de que não estão sozinhas. É o início de um caso de amor apaixonado e intenso que desafiará todos os limites sociais e alterará irrevogavelmente o curso de suas vidas.

Além de contar a história da paleontóloga, o diretor traz ao enredo a temática do desejo proibido e a repressão. Em Ammonite, o relacionamento entre as duas é ditado pelas normas da época, mas as cenas de sexo foram ditadas pelas duas atrizes.

Ammonite traz um recorte que não explora tanto a vida profissional de Mary Anning, mas sim, uma visão poética de um diretor sobre a vida amorosa uma mulher em tempos repressores.

O filme foi lançado diretamente nas plataformas digitais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here