- Publicidade -

Ammonite: Kate Winslet vive paleontóloga Mary Anning, em filme sobre sua vida

Publicado em:

Ammonite, filme de Francis Lee, é inspirado na vida da paleontóloga Mary Anning, uma das maiores paleontólogas da história. Porém por nascer mulher, numa época onde o Feminismo não sonhava em existir ainda, seus feitos foram apagados. Homens compravam os fósseis descobertos por ela e tomavam o crédito para si. Anos mais tarde, Mary Anning foi reconhecida pela Royal Society como uma das dez mulheres britânicas que mais influenciaram a história da ciência em 2010.

O diretor Francis Lee não quis fazer uma biografia clássica, mas sim um retrato de sua vida, da qual se sabia pouco. A partir dai ele usa da liberdade poética para reinventar a vida amorosa da paleontóloga.

A história se passa em 1840 e acompanha o romance entre a paleontóloga Mary Anning (Kate Winslet), que faz importantes descobertas científicas de fósseis marinhos de amonite (um tipo de molusco), ao longo do Canal da Mancha, e uma jovem londrina (Saoirse Ronan), que foi abandonada pelo marido. Ao ficar doente, ela e Mary são colocadas em um trama sobre amor, enquanto Mary cuida dela. Assim, surge uma paixão avassaladora entre as duas. Aliás, a química entre Kate Winslet e Saoirse Ronan é primorosa, assim como as atuações.

Apesar do abismo entre esferas sociais e personalidades, ambas descobrem que cada uma pode oferecer o que a outra tem procurado: a compreensão de que não estão sozinhas. É o início de um caso de amor apaixonado e intenso que desafiará todos os limites sociais e alterará irrevogavelmente o curso de suas vidas.

Além de contar a história da paleontóloga, o diretor traz ao enredo a temática do desejo proibido e a repressão. Em Ammonite, o relacionamento entre as duas é ditado pelas normas da época, mas as cenas de sexo foram ditadas pelas duas atrizes.

Ammonite traz um recorte que não explora tanto a vida profissional de Mary Anning, mas sim, uma visão poética de um diretor sobre a vida amorosa uma mulher em tempos repressores.

O filme foi lançado diretamente nas plataformas digitais.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -