- Publicidade -

Boy Erased: Nicole Kidman e Russell Crowe protagonizam filme sobre “cura gay”

Publicado em:

Adaptação do livro autobiográfico de Garrard Conley, Boy Erased: Uma Verdade Anulada é um drama incisivo sobre “cura gay”. Buscando denunciar essa prática, o filme conta a história de Jared Eamons (Lucas Hedges), filho do pastor de uma igreja batista, que após se assumir para sua família é encaminhado para um desses centros de “reabilitação”.

O método do acampamento é perverso, certamente, uma sessão de tortura em busca de respostas que o torturado não tem para dar.

O longa, extremamente delicado, está centrado em gerar um drama a partir de um bom senso social. O diretor Joel Edgerton  teve o primoroso trabalho de não criar uma história maniqueísta. Edgerton explora todas as ramificações da falta de aceitação. A falta de informação se multiplica: a ignorância alimenta preconceito, que alimenta intolerância.

Boy Erased: Uma Verdade Anulada trata os personagens coadjuvantes como mecanismos narrativos, além disso, coloca as relações de maneira distante e descompromissada, focando apenas na história do seu protagonista. Cheio de flashbacks, o filme conta com momentos bastante ilustrativos.

Partindo dessa premissa, o diretor se mostra preocupado em atingir o emocional do espectador. Sustentado por ótimas atuações, Boy Erased: Uma Verdade Anulada aborda como a ignorância e a falta de aceitação são capazes de traumatizar o ser humano. Nicole Kidman e Russell Crowe dão todas as camadas e nuances em seus personagens, tentando coloca-los como apenas humanos que precisam superar a sua ignorância.

 A chamada “cura gay” é uma prática retrógrada, violenta, insensível e desumana que pode gerar traumas e consequências severas aos que se submetem. Há mais de 30 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou homossexualidade da lista de doenças e se desculpou por tremenda decisão preconceituosa e discriminativa. No Brasil, desde 1999, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) determinou que nenhum psicólogo pode exercer atividades deste tipo, sendo estritamente proibido.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -