- Publicidade -

Decimo sexto Festival de Cinema Italiano exibe 32 filmes

Publicado em:

O 16o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO, retoma suas exibições presenciais, sem abrir mão do formato on-line. A versão presencial acontece entre 05 e 12 de novembro, e a on-line, entre 05 de novembro e 05 de dezembro.

 O Festival é organizado pela Câmera de Comercio Ítalo Brasileira de São Paulo, em colaboração, pelo primeiro ano, com a Embaixada Italiana no Brasil. Aliás, o Embaixador Italiano no Brasil, Francesco Azzarello, declarou que “reconhece e enfatiza a importância cultural do Festival num País com uma fortíssima presença italiana”.

Dos filmes selecionados, nove deles fizeram sua estreia mundial no Festival de Veneza deste ano, que aconteceu em setembro passado. “Lovely Boy” traz como protagonista um jovem e talentoso músico cuja face é marcada por tatuagens, e que se perde no mundo das drogas. O longa e rendeu a Lettieri, seu diretor, o prêmio de talento em ascensão, em Veneza. Do festival italiano, o evento brasileiro também exibe longas da seleção da Giornate degli Autori: “O grande silêncio”, de Alessandro Gassmann; “Welcome Venice”, de Andrea Segre; “O grande silêncio”, de Alessandro Gassmann; “Uma relação”, de Stefano Sardo; e “Os nossos fantasmas”, de Alessandro Capitani, filme de abertura do 16o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO, que contará com a presença do diretor do longa e acontecerá no dia 2 de novembro no Auditório Oscar Niemeyer, contará com música ao vivo executada pelo Quarteto Maestro Emmanuele Baldini.

Ainda da edição de 2021 do Festival de Veneza, serão exibidos no Brasil “Ar Parado”, de Leonardo Di Costanzo, que traz no elenco os astros do cinema italiano Toni Servillo e Silvio Orlando; e o documentário “As coisas que restam”, de Giorgio Verdelli, sobre o músico Ezio Bosso, que morreu no ano passado. Outro destaque do festival que está na seleção do 16o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO é “Deixe-me Partir”, de Stefano Mordini, exibido na noite de encerramento de Veneza de 2020, e também indicado ao David di Donatello de roteiro adaptado.

Outra novidade da seleção do festival brasileiro é o longa “Tempero do Chef”, de Francesco Falaschi. Este é o primeiro filme italiano em coprodução com o Brasil a receber financiamento do Ibermedia (Fundo Ibero-Americano) e ainda tem o patrocínio do Italian Touring Club e da Região da Toscana. Vencedor de três prêmios, entre eles o de público no Chicago European Union Film Festival, traz a história de um chef que foi preso, e agora cumpre serviços comunitários e se une com um jovem portador de síndrome de Aspergers para participar de uma competição culinária.

Todos os longas inéditos estarão disponíveis para streaming, entre 05 de novembro e 05 de dezembro. Aliás, completa a seleção do festival a retrospectiva on-line “As mais belas trilhas sonoras do cinema italiano” , o intuito é permitir ao público de todo o país (re)visitar filmes e trilhas que se tornaram clássicas, compostas por Ennio Morricone, Nino Rota, Nicola Piovani, Ritz Ortolani, Andre Guerra, Valerio Vigilar e Piero Piccioni.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -