- Publicidade -

Orquestra Sinfônica Brasileira, Elba Ramalho e Spok no Vivo Rio

Publicado em:

Orquestra Sinfônica Brasileira
Foto: Marina Andrade

A viagem pela música folclórica das cinco regiões do país, proposta pela Orquestra Sinfônica Brasileira na “Série A OSB do Brasil”, chega ao fim nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, no palco do Vivo Rio.

A música tradicional da Região Nordeste será celebrada, com participação de Elba Ramalho e Maestro Spok, e regência do maestro Lanfranco Marcelletti.  Nilson Lopes assina os arranjos do repertório dedicado à Região Nordeste. Maracatú, Frevo e Côco são alguns dos ritmos que o público poderá conferir no espetáculo.

Na abertura do espetáculo, a orquestra interpretará um poema sinfônico composto por Nilson Lopes, baseado no tema “Paisagem Sonora” (Mananciais, Sertão, Agreste, Praias, Riquezas Naturais, Biodiversidade, Cangaço, Lampião, Portugueses e Salvador, Porto Seguro, Expedições). O primeiro bloco é dedicado ao folclore rural e apresentará ritmos do nordeste, como Maculelê, Cavalo Piancó, Maracatu, Torém, Boi de Pindaré, Côco, além de Quadrilhas.

No segundo bloco, que aborda a música urbana, Maestro Spok e seu saxofone se juntam à OSB. Compõem o medley “Os Frevos do Nordeste”, músicas como “Moraes é Frevo” (Spok), “Relembrando o Norte” (Severino Araújo), “Mexe Com Tudo” (Levino Ferreira), “Cabelo de Fogo”, entre outras.

Elba Ramalho, acompanhada de Marcos Arcanjo e Rafael Meninão, sobe ao palco no terceiro bloco. A Festa de São João dá o tom da última parte do espetáculo, com os sucessos “Asa Branca” (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira), “Gostoso Demais” (Nando Cordel / Dominguinhos) “Sintonia” (Moraes Moreira), “Anunciação” (Alceu Valença), “Eu Só Quero um Xodó” (Dominguinhos / Gilberto Gil), “Chão de Giz” (Zé Ramalho) e “Frevo Mulher” (Zé Ramalho).

Além da música, as apresentações também contam com outras manifestações artísticas. Logo no início de cada espetáculo, textos de mulheres poetas brasileiras, que vão da literatura tradicional de cordel a Cora Coralina, são recitados na voz de Zezé Motta. A linguagem audiovisual também é explorada, por meio de video mapping, que levará ao palco referências imagéticas de cada região. Com direção de Vitor Souza Lima, os vídeos funcionam como um complemento à narrativa orquestral.

SERVIÇO:
A OSB do Brasil – Região Nordeste
Dias 7 e 8 de dezembro de 2021
Horário: 20h30 (abertura da casa: 19h)
Local: Vivo Rio (Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro)
Ingressos no site.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -