- Publicidade -

Espaço Tápias: Rio de Janeiro ganha novo espaço de cultura

Publicado em:

Grupo Tápias Cia de Dança  abre sede na Barra da Tijuca.

O Rio de Janeiro ganha em maio um novo centro cultural dedicado à dança: o Espaço Tápias! Com ampla programação de cursos, oficinas e residências, e uma agenda de espetáculos que contemplam as artes em geral, o espaço comemora a abertura da nova sede física do Grupo Tápias Cia de Dança, no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, após um hiato de mais de dez anos, quando funcionou em Botafogo com o nome de Espaço Café Cultural.

Com localização estratégica no ponto mais central da Barra da Tijuca, o Jardim Oceânico, o Espaço Tápias abre suas portas próximo ao metrô e ao lado de um estacionamento, na avenida Armando Lombardi, uma das principais vias do bairro, servida por grande oferta de linhas de ônibus.

Com direção geral e artística de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o Espaço Tápias tem área total de 400m2 e é composto por três salas como epicentro das atividades artísticas a Sala Maria Thereza Tápias, homenagem à matriarca da família, mãe e avó de Giselle e Flávia, respectivamente, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

A Sala MTT abrigará sessões de espetáculos variados, infantis e adultos, aos fins de semana; residências de intercâmbio nacionais e internacionais; oficinas; conversas com artistas e agentes culturais; ações de pesquisa; acolhimento de artistas e companhias de dança do Brasil, e atividades socioeducativas e culturais gratuitas voltadas para comunidades de baixa renda, em especial as do seu entorno. As outras duas salas receberão atividades em cursos regulares ou livres para o público infantil, adulto e profissional.

“A abertura da nossa sede é um marco importante em nossa trajetória dedicada à dança. Nosso objetivo é poder continuar a fazer, agora de forma contínua, o que já vínhamos fazendo há cerca de três décadas, com todas as ações do Dança em Trânsito e Festival Tápias e em atividades pontuais, que é contribuir para a expansão e o desenvolvimento da dança, em especial a contemporânea, criando conexões, promovendo intercâmbios, abrindo possibilidades para alimentar e fomentar talentos, incentivar a criação e acolher os artistas e companhias de dança profissionais e emergentes”, comemora Giselle Tápias.

O Espaço Tápias inicia sua programação cultural no dia 1º de maio, domingo, com o espetáculo de humor e improvisação H.A.R.O.L.D.O., sucesso de Fernando Caruso, que ocupa a Sala Maria Thereza Tápias nos domingos de maio. Já os sábados de maio serão dedicados à dança. Além disso, o Grupo Tápias  apresenta trechos do espetáculo “5 Coreógrafos e 1 Corpo”, onde Flávia Tápias dança dois solos criados pelo coreógrafo francês Thomas Lebrun (Je m’appelle Flávia Tápias) e pela suíça Nicole Seiller (On ne se connaît pas encore mais…).

Radicado há 9 anos no Brasil, o coreógrafo e bailarino angolano Dilo Paulo apresenta Ekesa-Sanko, em 14 de maio. Neste solo dirigido por Diloe Lenna Siqueira, diretores da Cia Corpus Entre Dois Mundos, um herói precisa se reconectar com seu passado para ressignificar o presente. Paula Águas dirige Bruna Fiuza no solo Entre impermanências e resíduos, em 21 de maio. As fases da vida e temas sobre a transformação são revisitados de forma cíclica, entremeados por frases e imagens de artistas como Paula Costa e Roberto Alencar. Para fechar o mês, Renata Barcellos traz, no dia 28, Entre o circo e a dança, espetáculo no estilo cabaré, conduzido por um mestre de cerimônias e com apresentações de números de dança e circo de artistas convidados.

Durante a semana, o Espaço Tápias promove na Sala Maria Thereza Tápias uma série de ações com diferentes propósitos, destinadas tanto a bailarinos e companhias de dança de todo o Brasil, como a crianças e jovens, através de cursos de formação e capacitação. “Queremos que nossa sede seja um celeiro de ideias, talentos, encontros, oportunidades, trocas, de caminhos possíveis para a dança, que seja um espaço de acolhimento para as companhias e artistas desenvolverem sua arte. É a convergência e a potencialização de ações que desenvolvemos há vários anos”, destaca Flávia Tápias.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -