- Publicidade -

“Suíte Rock – Para loucos e amantes” aborda o mundo pós-confinamento

Publicado em:

Experiencia celebra a união entre o Rock e o erudito, entre músicos e bailarinos.

Suíte Rock – Para loucos e amantes
Foto: Renato Mangolin

A partir da difícil experiência do isolamento e da solidão, vivida durante a pandemia, o coreógrafo Renato Vieira sentiu a urgência de criar um espetáculo que inspirasse o desejo de liberdade e celebrasse a importância dos encontros assim surgiu “Suíte Rock – Para loucos e amantes”.

Com o desafio de juntar em cena bailarinos e músicos em novas expressões artísticas  com o intuito de refletir sobre as relações e desejos que surgem em um mundo pós-confinamento, a obra inédita da Renato Vieira Cia de Dança dá continuidade à pesquisa do grupo, que frequentemente mistura elementos eruditos e populares.

“Suíte Rock – Para loucos e amantes” conta com os sucessos de Led Zeppelin, Supertramp, Pink Floyd, Queen, Sting, R.E.M e The Rolling Stones, executados ao vivo por um quarteto de cordas, celebrando a união entre o Rock e a música de concerto.

“Em todo mundo as ruas ficaram vazias, e as pessoas, dentro de casa, cheias de arte. Estar em um mundo em suspensão e ouvir o acorde de um celista me fez, surpreendentemente, transbordar num infinito de emoções. Daí a urgência de criar um espetáculo pós-confinamento que sirva para aguçar o som poético de um acorde de um violoncelo, um violino, um movimento, uma sequência coreográfica”, explica Renato Vieira.

A proposta de “Suíte Rock – Para loucos e amantes” é transpor um repertório de clássicos do Rock dos anos 70 e 80 para um quarteto de cordas. Porém, em vez de um quarteto clássico, com dois violinos, uma viola e um violoncelo, o espetáculo conta com um violino, uma viola e dois violoncelos. Aliás, um dos violoncelistas aposta em um estilo que flerta com o Rock n’ Roll, ele usa pedais, distorção, efeitos variados, além disso, toca o violoncelo como se fosse uma guitarra. Além disso, ora ele toca da forma clássica, ora como um guitarrista ou um baixista de uma banda de rock.

“Várias orquestras pelo mundo já fizeram essa transposição, criando espetáculos de rock com sinfônicas. Nossa proposta é levar essa transposição para o corpo, para a dança. Nossos bailarinos trabalham o corpo com a técnica do ballet clássico, e a criação coreográfica é contemporânea”, explica Renato Vieira.

Ele completa, “Para mim, o mais importante deste espetáculo é estarmos juntos, criando coreografias e misturando músicas com propostas de novos arranjos. Essas escolhas musicais fizeram parte de uma grande mudança de comportamento, pensamento e atitudes na minha adolescência. Então, estou também revolvendo um passado em que o Rock estava intensamente na minha vida, podendo unir minha linguagem erudita à liberação presente naquela fase”, detalha o coreógrafo.

SERVIÇO:
Tenporada: De 7 de abril a 8 de maio. Não haverá espetáculo no dia 5 de maio.
Dias e horários: 5ª a sáb., às 19h, e dom., às 18h.
Local: CCBB – Teatro I (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro).
Informações: 3808-2020.
Capacidade: 172 lugares.
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -