- Publicidade -

Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o primeiro concerto imersivo

Publicado em:

 Orquestra Petrobras Sinfônica
Foto: Renato Mangolin

A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o primeiro concerto imersivo do país, em uma experiência musical disruptiva, com direito a realidade aumentada, videomapping, live performance de tilt brush e até avatar do maestro Felipe Prazeres. No repertório, clássicos de Villa-Lobos ao Pop de Michael Jackson, passando pelo fenômeno infantil Mundo Bita.

 Com transmissão ao vivo em streaming 360º e online no YouTube, o espetáculo estreia no Qualistage, no dia 1º de julho. Será muito mais que música para os ouvidos: é para ver e quase pegar com as mãos!

 O projeto original da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do maestro Felipe Prazeres, apresenta um espetáculo em que os sons dos instrumentos ganham vida em tempo real em um universo digital paralelo, a partir de projeções em realidade aumentada, live performance de tilt brush com realidade virtual e videomapping.

“O concerto imersivo vem ao encontro da ideia de espetáculo, de um entretenimento mais amplo, mais imagético, quase palpável. Preparem-se, porque estamos trazendo algumas tecnologias bem surpreendentes”, adianta o violista Fernando Thebaldi, um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica.

A inovação tecnológica estará por toda parte, do início ao fim, com múltiplas intervenções assinadas pelo Studio XR. Para começar, a abertura do primeiro concerto imersivo do país acontecerá com o maestro Felipe Prazeres dando boas-vindas ao público na forma de um avatar, em uma animação de realidade aumentada, com efeitos de luz e projeção mapeada ao fundo.

Em seguida, para cada música haverá uma imersão diferente. Projeções durante todo o concerto vão intensificar a imersão e experiência do público. Execuções mais graves ou agudas vindas dos instrumentos da orquestra poderão ativar ou controlar as animações, e algumas serão produzidas até como jogos, com botões de ação. “Criaremos um storytelling visual para algumas músicas, e intervenções visuais para outras. O público que assistirá pelo streaming terá a sensação holográfica de que os elementos são reais e estão lá. Já a plateia presente poderá contar com a exibição desse conteúdo em telões”, explica Flavio Mayerhofer, da Studio XR.

Outro destaque será a live performance da artista multimídia Vanessa Rosa, que usará óculos de realidade virtual e fará criações a partir dos controles que terá nas mãos. “A ideia é esculpir em 3D o que o público estiver ouvindo naquele momento. Irei desenhar personagens e cenários em tempo real. Vai ser um desafio muito lúdico e divertido. É novidade total”, diz Vanessa, que vem trabalhando com projetos que mesclam arte e experimentos tecnológicos na América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia.

“Tecnologicamente falando, existe uma velocidade de projetos e propostas que está andando muito rápido no mundo em que vivemos. E como a orquestra tem essa pegada arrojada de acompanhar novas tendências, sendo sempre multifacetada e dinâmica, estamos subindo nesse bonde de uma maneira muito entusiasmada, motivada e divertida”, conclui Thebaldi.

SERVIÇO
Concerto Imersivo – Orquestra Petrobras Sinfônica
Regente: Felipe Prazeres
Data: 01 de julho (sexta-feira), às 21h30
Local: Qualistage Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da
Tijuca)
Ingressos pelo site

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -