- Publicidade -

Festival de teatro no Paço Imperial homenageia mulheres essenciais da História do Brasil

Publicado em:

Paço Imperial também recebe exposição sobre opressão patriarcal.

Festival de teatro
Foto: Ana Moura.

Que tal assistir a uma peça de teatro na hora do almoço? Essa é a proposta do projeto “PAUSA PARA CENA – MULHERES DA INDEPENDÊNCIA”, que acontece gratuitamente no Centro Cultural Paço Imperial, na Praça XV. As cenas com duração de 20 minutos, acompanhadas por intérprete de Libras, podem ser vistas de terça a sábado em dois horários. No palco, cinco atrizes se inspiram em mulheres essenciais para a História do Brasil ao propor um olhar histórico e particular para a trajetória e luta de cada uma delas.

Carol Haber apresenta “Conservando a Resistência” em homenagem a Joana Angélica, mártir católica considerada heroína da independência; Piton Niza encena “Rebeldia em Dias de Lazer” e traz uma Luiza Mahin quitandeira, mãe, geniosa, vingativa, revolucionária e livre por natureza. Em “Uma Receita de Luta”, Fernanda Sal é Maria Felipa em um encontro arrebatador com a sua ancestralidade. Sirléa Aleixo é Marianna Crioula em “Um Grito de Resistência”, onde ela se faz rainha e mostra que toda mulher é rainha. Em “Uma Receita de Luta”, Maria Lucas é uma mulher trans carioca buscando uma comunicação com Maria Quitéria, baiana que fingiu ser homem para lutar na guerra da independência do Brasil.

“Conhecer a história dessas mulheres revolucionárias contada por outras mulheres com histórias de vida também marcantes é importante demais, sobretudo nessa proposta de oferecer ao público teatro gratuito durante a pausa do almoço em um espaço cultural histórico como é o Paço Imperial. É uma mistura potente que precisa ser apreciada”, afirma Monique Vaillé, idealizadora do festival, realizado por Corbelino Cultural e Delas Cultura e com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Retomada Cultural RJ 2.

“PAUSA PARA CENA – MULHERES DA INDEPENDÊNCIA” é a terceira edição do Festival de cenas curtas na hora do almoço. “PAUSA PARA A CENA” estreou em 2020 com os solos de Monique Vaillé encenados online.

Além disso, no dia 07 de dezembro no Paço Imperial, a exposição multidisciplinar
“Arte Pela Vida das Mulheres” entra em cartaz com a mesma temática. Com obras de 23 artistas, que desde novembro de 2020 trabalham para arrecadar recursos e dar visibilidade à luta pela autonomia dos direitos reprodutivos das mulheres no Brasil. As obras respondem à opressão patriarcal e examinam situações que aprisionam as mulheres nas instâncias corporais, psíquicas e espirituais.

Essa exposição se inicia através da organização sem fins lucrativos Milhas Pela Vida das Mulheres. Fundado em 2020 pela cineasta Juliana Reis, o Milhas é uma iniciativa de solidariedade para ajudar mulheres de forma segura e legal a conquistarem autonomia sobre seus corpos, unidas sob o lema: “Quem pode ajuda quem precisa”.

A exposição “Arte pela Vida das Mulheres” reforça por meio da arte a conscientização e a importância de rever as diretrizes que definem as políticas públicas inerentes à saúde da mulher. Consideramos este um projeto agregador, expansivo e permanente, até que cada mulher tenha seus direitos reconhecidos em lei.

A exposição pode ser visitada de 7 de dezembro até 31 de janeiro de 2023, das 16h as 19h.

SERVIÇO
PAUSA PARA CENA – MULHERES DA INDEPENDÊNCIA
Data: de 06 a 10 de dezembro de 2022
Hora: 12h30 e 13h00
Duração: 20 minutos
Local: Centro Cultural Paço Imperial ( Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro)
Classificação etária: 16 anos
Entrada: Gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -