- Publicidade -

“Amigos, Sons e Palavras”: Gilberto Gil está de volta ao Canal Brasil

Publicado em:

Fernanda Montenegro abre a nova temporada.

"Amigos, Sons e Palavras"“Amigos, Sons e Palavras”, programa que Gilberto Gil comanda no Canal Brasil, estreia sua terceira temporada em janeiro. Serão exibidos dois programas por dia, sempre às segundas-feiras. Durante algumas semanas, o público poderá assistir a bate-papos descontraídos comandados pelo cantor, com convidados como Fernanda Montenegro, Liniker, Marcelo Adnet, Demétrio Magnoli, Gabriela Lemos, Laymert Garcia, Hermano Vianna e Ronaldo Lemos. A direção do programa é de Letícia Muhana e Patrícia Guimarães.

Os episódios de “Amigos, Sons e Palavras” mantêm o mesmo formato das temporadas anteriores: Gil abre o programa cantando uma música especificamente escolhida para o convidado e, então, a conversa se desenrola a partir da canção. Gil conta, “Cada música escolhida se associa ao meu entrevistado. Os critérios são variados, mas que estão inseridos nesse dialogo sobre Brasil e Arte, entre outros assuntos atuais e importantes. Representamos interesses difusos”. Ele completa, “A música é mais espontânea no programa, eu gosto da simplicidade das versões”.

Com duração de aproximadamente 25 minutos, as ‘prosas’ intimistas e recheadas de afeto trazem assuntos como as relações familiares, sustentabilidade, alimentação, velhice e, claro, arte.

O primeiro episódio é com a atriz Fernanda Montenegro. Gil conta que “Fernanda tem isso de representar, é de uma capacidade reveladora. Ela lida com essas questões da dimensão humana o tempo todo, o aprendizado dela é muito rápido. A conversa com ela foi muito forte. Com uma passagem enorme pelas nossas vidas. Escolhi a música “Palco por ser um lugar comum entre as nossas vidas, no entanto ela vai derivando”.

“Tem uma vida particular, celular, resguardada, sacramentada, que dá poder a você para essa outra entidade (a da interpretação) vir à tona. É uma esquizofrenia aceita. E é assim comigo. Tem a minha porta de casa para dentro, que é uma entidade e tem uma pessoa da porta para fora que é uma outra entidade. Ela pode até mudar de caráter, mudar de tom de vida, mudar o modo de intervir”, conta Fernanda, sobre a dualidade da vida de uma atriz.

Os dois conversam sobre a idade e a representatividade de ambos e, sobre Fernanda, Gil expõe uma opinião muito clara: “Na dimensão simbólica, na dimensão espiritual, você tem sido sim uma mãe extraordinária pra mim e pra tanta gente, sem dúvida! Inspiradora”, como forma de simbolizar a sua relevância para a arte e a cultura do Brasil.

Também no dia 23, logo na sequência, às 21h15, Gil recebe Liniker em uma conversa profunda e inspiradora iniciada ao som da música “Raça Humana”. A cantora conta, também, do processo de transição de gênero e explica a sua eterna busca por desconstrução e reconstrução. “Eu estava cansada de não existir mais, estava cansada de viver uma coisa imposta que eu não era… Estava cansada de não me sentir pertencente ao meu corpo, às minhas ideias. Eu precisei recomeçar, precisei mergulhar dentro de mim pra conseguir entender então quem eu era, o que eu sentia… E acho que isso não é uma coisa findada, eu sigo nessa construção de mim mesmo, sigo na construção do meu caminho… E isso vai ser pra sempre”.

André Saddy, diretor Canal Brasil, conta, “É um privilégio ter Gilberto Gil na grade de programação do canal. “Amigos, Sons & Palavras” é um programa de reflexão. É tudo no jeito Gil, com conversas intensas e leves ao mesmo tempo. Sempre sugerindo e provocando pensamentos a cada episódio.

Aliás, Gil conta que a nova temporada de “Amigos, Sons e Palavras” é, surpreendentemente, a mais pessoal. Com a equipe mais próxima, ele diz ser “Um conversador. Onde as aguas são rasas, a gente ancora conversas que dão pé, com o frescor das aguas. O que é um pouco do que a gente precisa. É, certamente, um programa de todos que fazem, de quem estabelece laços familiares, é a grande família contemporânea, moderna”.

Por fim, ele encerra, “A arte e a cultura tem a possibilidade juntas linguagens nas suas formas de reprodução. É, certamente, a liga do espectador que tendem arriscar suas individualidades. A arte e a cultura tema oportunidade de exorcizar seu males, fala através do corpo da dimensão conceitual das coisas. A arte é grande liga!”

“AMIGOS, SONS E PALAVRAS”
Estreia: segunda-feira, dia 23/01, às 20h45
Horário: segundas, às 20h45 (dois episódios em sequência)
Rebatidas: terças, às 13h30; e domingos, às 10h15
Classificação: Livre

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -