- Publicidade -

A Colina Escarlate, romance gótico de Guillermo del Toro, na LIONSGATE+

Publicado em:

A Colina Escarlate, romance gótico de Guillermo del Toro, na LIONSGATE+O mundialmente conhecido cineasta, Guillermo Del Toro, conhecido por seu estilo de terror fantástico, tem sua marca registrada ao longo da sua extensa cinematografia. Recentemente indicado ao Oscar®,  O Beco do Pesadelo e A Forma da Água, o cineasta nascido em Guadalajara tem em A Colina Escarlate, um romance gótico digno de cenas clássicas no gênero terror fantástico. O cineasta, que estudou Efeitos Especiais e maquiagem com o artista Dick Smith, fundou sua própria empresa para assim ter mais liberdade em suas produções.

Muitas vezes não sabemos por onde começar na obra de um cineasta autoral como Guillermo, e por isso A Colina Escarlate vale a pena ser indicada como um porta de entrada para o Universo Del Toro. É claro que filmes como A Espinha do Diabo, Hellboy e O Labirinto do Fauno devem ser vistos também. Mas por que começar por A Colina Escarlate?

O longa, de autoria de Guillermo com Matthew Robbins, ambientado em Buffalo, Nova York, em 1901, conta a história da jovem Edith Cushing (Mia Wasikowska) filha de um banqueiro que sonha em ser uma escritora, contudo, diferente de outras autoras, a jovem escreve histórias de fantasmas. Em paralelo a isso, a jovem conhece os irmãos Thomas e Lucille Sharpe (Tom Hiddleston e Jessica Chastain), figuras curiosas que chegam ao círculo social de Edith.

Avessa aos eventos da alta sociedade, a garota trabalha na tentativa de emplacar seu primeiro livro, enquanto foge do amor, sentimento representado por seu amigo de infância, o bonitão Alan McMichael. Porém, em uma reunião no escritório do pai, ela conhece Thomas Sharpe (Tom Hiddleston), um inventor inglês que tenta na América conquistar patrocínio para uma de suas máquinas, por qual ela se apaixona e virá a se casar e, enfim, se mudarem para sede da família Sharpe, a Colina Escarlate, que tem esse nome por conta da terra vermelha na qual circunda a mansão.

Caindo aos pedaços, a mansão vai revelando seu segredos para Edith, segredos de morte, assassinato e luxúria, onde os fantasmas não são meras histórias, mas, sim são muito reais.

 A Colina Escarlate funciona muito bem como abertura para o mundo de Del Toro, não apenas por um elenco de peso, que conta também com Charlie Hunnam e Jim Beaver, mas também pela incrível qualidade técnica. Nele, vemos o apreço do cineasta pelos efeitos especiais e pela maquiagem, aliás, é o que não falta aqui. Além disso, toda a mansão Sharpe foi construída em tamanho real, para ser um cenário vivo, para ser um outro personagem na trama. Certamente, instrumento fundamental na narrativa!

Não à toa a cor escarlate está em destaque no título, como dito, a terra da colina é vermelha, tão vermelha quanto sangue. Desta forma, vemos como a  mansão da família Sharpe foi erguida em sangue, outro elemento fundamental em seus filmes. Nos levando a estética em que trabalha, a cor vermelha, neste caso, se torna um símbolo para atividades sobrenaturais no filme. E assim o diretor segue em sua cinematografia,  suas narrativas são embebidas pela sua estética muitas vezes exuberante ao mesmo tempo que sombria.

Aliás, Benedict Cumberbatch foi originalmente escalado como o protagonista masculino, mas teve que deixar o projeto sendo substituído por Tom Hiddleston, que por sua vez,  pediu a bênção de Cumberbatch antes de aceitar o papel. Aliás, Benedict Cumberbatch afirmou que não houve desavenças ele e o diretor Guillermo del Toro. O fato do ator deixar o projeto foi um acordo amigável entre os dois. Além disso, Emma Stone foi originalmente escalada como uma das protagonistas, mas teve de abandonar devido a conflitos de agenda. Ela foi substituída por Mia Wasikowska. E assim o elenco formado desfila por cenas dignas de um clássico!

Ainda que pareça simples, A Colina Escarlate é um excelente sessão de terror pipoca que cativa pela qualidade técnica, pela sua estética gótica que nunca sai de moda, e por trazer todo o estilo deste laureado cineasta. Em  A Colina Escarlate, Del Toro trabalha com seu grande parceiro, Doug Jones, que performa na mesma maestria que fez o fauno ou a criatura de A Forma da Água.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -