- Publicidade -

OSB ​abre a temporada 2023 homenageando mulheres

Publicado em:

Temporada Terra levará 60 concertos aos palcos do Theatro Municipal, Cidade das Artes e Sala Cecília Meireles.

OSBEm 2022, a OSB ​(Orquestra Sinfônica Brasileira) levou aos palcos uma temporada que teve a força das águas como fio condutor. Águas que alimentaram os frutos que serão colhidos na Temporada 2023 – a Temporada Terra. O ciclo, que busca inspiração nas fronteiras como espaços de somas, encontros e conexões, terá início com concertos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os 80 anos dos Concertos para a Juventude, a ampliação do Conexões Musicais e o retorno da OSB Jovem são alguns dos destaques do ano.

Seja no palco ou nos bastidores, no plano da performance ou no universo da criação, cada vez mais as mulheres estão resplandecendo no ecossistema musical. No concerto inaugural da Temporada 2023, que oportunamente acontece no mês de março, a Orquestra Sinfônica Brasileira celebra a presença das mulheres na música. O programa começa com Sem Fronteiras, uma peça orquestral de Clarice Assad, uma das compositoras mais versáteis e singulares de sua geração. Em seguida, a premiada pianista Lígia Moreno executa o apoteótico Concerto nº 3, de Rachmaninoff. A apresentação se encerra com Sheherazade, de Rimsky-Korsakov, obra inspirada na fantástica rainha persa e narradora dos contos de “As Mil e Uma Noites”. Quem assume a regência do programa é Mariana Menezes, uma das mais jovens maestras em destaque no atual cenário musical brasileiro.

 O mergulho na cultura popular, saberes e tradições do país, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira nos últimos anos, dá o tom do ciclo de 2023. A Temporada Terra | Naãne levará aos palcos concertos repletos de obras que fazem referência à terra como local de pertencimento, origem, inspiração, sons e sotaques musicais. “É das riquezas e potências culturais do Brasil que nasce a inspiração para a temporada que se inicia. Por não possuirmos uma sede artística própria, itineramos com nosso fazer artístico e educacional entre diferentes palcos e territórios plurais a cada ano. Somos um organismo que rompe barreiras, limites e dialoga transversalmente com o país, de norte a sul. E esses mergulhos nos inspiram e transformam diariamente.”, explica a vice-presidente executiva da Fundação OSB, Ana Flávia Cabral Souza Leite.

Para homenagear os povos originários, a OSB toma emprestada a palavra “naãne”, que significa “terra” na língua indígena Tikuna. As séries que compõem o ciclo 2023 prestarão a mesma homenagem, que contou com a colaboração da artista indígena Weena Tikuna na curadoria das línguas indígenas.

Os concertos estarão agrupados em cinco séries temáticas: Série Terra, Série Pianistas Rachmaninoff 150 Anos, Série Mundo, Série Músicos da OSB e Série Concertos para a Juventude. No ciclo que leva o nome da temporada, os concertos contarão com obras ligadas à origem do intérprete ou do compositor ou à narrativa que o autor utiliza na peça. A Sinfonia nº 6 “Pastoral”, de Beethoven, que narra musicalmente a paisagem dos campos alemães, e o Concerto para Piano, de Edvarg Grieg, com suas referências à paisagem escandinava, são momentos da programação que remetem ao mote da Série Terra. Uma verdadeira síntese musical do conceito da temporada que reunirá nomes como dos brasileiros Leonardo Hilsdorf (piano), Daniel Guedes (regência) e Fábio Presgrave (violoncelo).

As riquezas musicais de diferentes nações estarão em destaque na Série Mundo. Em 2023, o ciclo, que conta com o patrocínio do Bradesco, lançará luz sobre as riquezas musicais de cinco países: Azerbaijão, Itália, Espanha, Coreia do Sul e Índia. As apresentações contarão com convidados e/ou repertórios que celebram musicalmente cada uma das nações. Os maestros Yalchin Adigezalov (Azerbaijão) e Ignacio Garcia Vidal (Espanha), os pianistas brasileiros Cristian Budu e Linda Bustani e o violinista italiano Domenico Nordio são alguns nomes confirmados.

Regente talentoso, pianista formidável e compositor extraordinário, o russo Sergei Rachmaninoff foi um dos mais instigantes nomes do Romantismo tardio. Em 2023, a Série Pianistas celebra os 150 anos de seu nascimento, trazendo à cena um panorama de sua obra. Sob regência do maestro Claudio Cruz, a pianista Olga Kopylova abre o ciclo, apresentando o que é considerado o menos conhecido do que seus demais ensaios do gênero: o Concerto para Piano e Orquestra nº 4. Ao longo do ano, outros nomes, como Fabio Martino e Ira Levin, passarão pela programação da série.

Os instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira estarão em evidência nos concertos da Série Músicos da OSB. No ciclo, que joga luz sobre as individualidades artísticas dos músicos da orquestra, colocando-os na posição de solistas, grupos de câmara e ensembles camerísticos realizarão apresentações para o público.

SERVIÇO:
Abertura da Temporada 2023 OSB – Mulheres na Música
Dia 3 de março (sexta-feira), às 19h | Dia 4 de março (sábado), às 17h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos à venda na bilheteria do TMRJ e no site Eleven Tickets

E domingo, dia 12 de março, às 17h, a Orquestra Sinfônica Brasileira promoverá o primeiro concerto da Série Mundo do ano no Theatro Municipal, homenageando a música da Azerbaijão.

O maestro azerbaijano Yalchin Adigezalov assume a regência do programa, que contará com o poema sinfônico Layla e Majnun, do seu conterrâneo Kara Karayev. Obras de Rachmaninoff e de Grieg também integram o concerto, que terá ainda a participação do pianista Cristian Budu.

Nos dias 18 e 19 de março, a Orquestra Sinfônica Brasileira retornará ao palco da Sala Cecília Meireles para dar início à Série Terra. Na apresentação de abertura, a orquestra interpretará obras de Edino Krieger, Sergei Rachmaninoff e Ludwig van Beethoven sob a regência do maestro Yalchin Adigezalov. O pianista Leonardo Hilsdorf é o solista convidado.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -