- Publicidade -

Metropolis: Clássico do Expressionismo Alemão está disponível no Looke

Publicado em:

Metropolis, de 1927,  é certamente, a ficção científica mais importante de todos os tempos! Sim, não há outro jeito de começar sem deixar claro que o filme de Fritz Lang e Thea von Harbou é um dos filmes mais importantes da história da arte, pois sem ele não teríamos e veríamos a ficção científica como temos hoje.

Metropolis
Photographer: Horst von Harbou./ Credited to the Film Company and/or the photographer assigned by or authorized by/allowed on the set by the Film Company.

Aliás, o filme é baseado no livro homônimo de Thea von Harbou, que era esposa de Lang. A história se passa em uma cidade no ano 2026, em um futuro glamuroso de tecnologia e paz, mas que é sustentado por uma legião de trabalhadores que mantém a cidade funcionando no subterrâneo ininterruptamente.

A importância de Metropolis é que em primeiro lugar ela encabeça o conceito da mega cidade futurista, que posteriormente iria inspirar filmes como Blade Runner, Robocop, Batman, de Tim Burton, e vários outros que possuem a sua versão da imponente Torre de Babel de Metropolis. O cenário gigantesco do filme é chocante quando se pensa que ele tem quase 100 anos de idade, a cena da cidade, com suas rodovias e aviões, e também a grande Torre ao fundo, continua impressionante em termos de qualidade, não perdendo em nada para filmes modernos com CGI. Para além da cidade no topo, o subterrâneo onde vivem os trabalhadores também possui detalhes onde se perdem horas apenas olhando uma cena.

Outro elemento que Metropolis introduz é o conceito do cientista maluco e da Inteligência Artificial. O cientista do filme, Rotwang, interpretado por Rudolf Klein-Rogge, possui um olhar vidrado, cabelos bagunçados para o alto e fala eufóricamente. Sua invenção tem como objetivo revolucionar o mundo e ser a mais importante invenção da história. Esse arquétipo apareceu pela primeira vez em Metropolis e influenciou outros personagens, como o clássico Dr. Frankenstein de Frankenstein, de 1931.

Rotwang cria um robô que irá administrar a cidade e sufocar qualquer tentativa de revolta dos trabalhadores, contudo esse robô se mostra ser mais perigoso do que seu inventor poderia pensar. Esse conceito da maldade da máquina já era tema constante do Expressionismo Alemão, contudo colocar isso em uma Inteligência Artificial já mostra como Thea e Fritz estavam muito à frente do seu tempo, prevendo até o tema da Revolução das Máquinas. O visual da robô inspirou personagens icônicos como C3-PO de Star Wars, e também grandes nomes da música como Queen, Lady Gaga e Janelle Monáe.

Por fim, Metropolis trata de temas centrais em toda ficção científica, como relação Homem-Máquina, e, principalmente, a Luta de Classes. Filmes como esse são tão essenciais para que o cinema tenha chegado ao que conhecemos hoje, que se ele nunca tivesse existido, talvez nenhum dos outros filmes citados seriam como são. Por isso que Metropolis é a ficção científica mais importante da história da arte.

Esse clássico do Expressionismo Alemão está disponível no Looke.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -