- Publicidade -

Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro

Publicado em:

O já tradicional Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro anuncia sua quinta edição com um evento multicultural dedicado ao legado, ao presente e ao futuro das violas brasileiras, sendo a mais conhecida a viola caipira, um instrumento brasileiríssimo por excelência.

Este grande encontro busca difundir as violas, mostrando suas múltiplas potências para violeiros, músicos em geral e entusiastas, incluindo aqueles que ainda relacionam a viola apenas à música caipira, também chamada de “sertanejo raiz”. Há tempos a viola vem dialogando com diversos gêneros musicais urbanos, como o samba, o choro, o forró, a música instrumental e a música de concerto. Tendo as violas brasileiras como protagonistas – viola caipira, viola machete, dinâmica, de cocho, entre outras – a quinta edição deste evento, que já faz parte do calendário carioca, apresenta uma programação que abrange uma variedade de estilos e linguagens musicais.

Assim como nos anos anteriores, o Encontro é majoritariamente composto por violeiros cariocas e fluminenses, mas também recebe artistas de fora do estado. O evento contará este ano com o brasiliense Roberto Corrêa, um dos maiores representantes da viola instrumental e grande pesquisador e conhecedor do universo das violas brasileiras. A curadoria é sempre feita conjuntamente pela Comitiva Rio de Violas, que realiza o festival, e é formada por sete artistas e produtores ligados à cena da viola.

O 5° Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro começa no dia 13, no Horto Cultural Santo Antônio, em Vargem Grande, que receberá o Encontro de Bandeiras, com dois grupos cariocas de Folia de Reis. Entre os dias 15 e 17, a UNIRIO sediará uma Oficina de Prática de Conjunto – Viola e Canto, com Henrique Bonna.

 No dia 18, o Centro da Música Carioca, na Tijuca, apresentará o show Rio de Violas, com 10 violeiros sediados no Rio no palco. Já no dia 19, haverá uma oficina de ritmos pantaneiros com Vitória da Viola (SP) e o show do duo Moda de Rock (SP). No dia 20, diversos artistas se apresentarão, incluindo do trio Viola com Elas (SP), Thiago Pires (RJ), Caaipura (RJ), Massapê Samba de Roda (RJ) e Roberto Corrêa (DF).

No dia 21, último dia do evento, haverá uma palestra sobre violas tradicionais do Brasil, também com Roberto Corrêa, oficina infantil com Dauá Puri, além de outras atividades como Roda de Viola, Palco Aberto, e shows de Marcus Ferrer (RJ), Adiel Luna (PE) e encerramento com a Orquestra de Violas Caipirando (RJ).

“Em 2023, a programação foi ampliada. A cada ano o encontro vem crescendo e trazendo violeiros de diversas regiões. Além de atividades no já tradicional Centro da Música Carioca Artur Da Távola e na Unirio, este ano faremos atividades também na Zona Oeste, em Vargem Grande: o nosso Encontro de Bandeiras com dois grupos de Folia de Reis, que abrirá o evento”, resume Gabriela Góes, integrante da Comitiva Rio de Violas e diretora de produção do evento.

Todas as atrações são gratuitas, com classificação livre e sujeitas a lotação. Confira mais informações no Instagram do evento (https://www.instagram.com/riodeviolas). O projeto foi contemplado no edital FOCA – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

A programação gratuita acontece entre os dias 13 e 21 de maio em diversas regiões da cidade, reunindo oficinas, palestras e, é claro, shows envolvendo artistas de diversos estados do país.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -