- Publicidade -

Frank Capra é homenageado em mostra de cinema no CCBB

Publicado em:

  Frank Capra terá uma retrospectiva completa no CCBB! Com cópias restauradas de títulos nunca exibidos por aqui, incluindo obras do início da carreira de Capra, da época do cinema mudo, a mostra traz 20 filmes de ficção e sete documentários. Essa é, certamente, uma oportunidade única do público assistir no cinema a obra de um dos grandes gênios do cinema com uma qualidade e completude inéditas.

Frank CapraCom curadoria de José de Aguiar e Eduardo Reginato, a mostra homenageia a obra do mais popular e reverenciado cineasta entre os anos 1930 e 1940, aquele que se tornou eternamente popular combinando um profundo humanismo com maestria na direção. Frank Capra venceu três vezes o Oscar de Melhor Diretor – com Aconteceu Naquela Noite (1934), o primeiro filme a ganhar o Oscar nas cinco categorias principais, O Galante Mr. Deeds (1936) e Do Mundo Nada se Leva (1938). Em 1982, Capra recebeu o Leão de Ouro por sua carreira no Festival de Veneza.

Frank Capra viveu uma genuína história que vai da pobreza à riqueza, muito parecida com os personagens de seus próprios filmes. Ele superou seu passado de imigrante italiano trabalhador e se tornou um diretor de cinema americano de sucesso. Um dos seus primeiros longas-metragens, ainda no período do cinema mudo, foi o clássico Mocidade Audaciosa (1928), que abre a retrospectiva, no dia 21 de junho, às 15h, seguido de A Flor dos Meus Sonhos (1930), um dos filmes mais raros da mostra, às 17h.

A mostra apresenta também, entre outros títulos, obras do auge do sucesso do cineasta como Aconteceu Naquela Noite (1934), que lançou Capra ao estrelado e lhe deu poder e liberdade incomuns como produtor-diretor; A Mulher Faz o Homem (1939), estrelado por James Stewart, que se tornou a personificação do idealismo presente na obra de Capra; e Esse Mundo é um Hospício (1944), considerado pelo American Film Institute uma das melhores comédias de todos os tempos.

Completando a programação, a retrospectiva exibirá a série de sete documentários, inédita nos cinemas, Why We Fight (1942-45), encomendada pelo governo dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, para explicar aos soldados Americanos o envolvimento de seu país no conflito. Mais tarde, eles foram mostrados ao público dos EUA para convencê-los a apoiar o envolvimento do país na guerra.

“Capra foi um diretor que fez filmes com mensagens que aparentemente poderiam ser consideradas simples entretenimento escapista. Mas a genialidade dele como cineasta estava em fazer o público ultrapassar essa primeira camada e então atingir impiedosamente seus corações. François Truffaut disse certa vez sobre ele: ‘Ao reconhecer o sofrimento humano, a incerteza, a ansiedade, as lutas quotidianas da vida, Capra, com seu descabido otimismo, era uma força de cura. Esse bom doutor, que também era um grande diretor, era um restaurador dos espíritos dos homens”, comentam os curadores José de Aguiar e Eduardo Reginato.

Um dos autores centrais da Era de Ouro de Hollywood, Capra discutiu questões muito caras aos Estados Unidos, como a Grande Depressão dos anos 30, o otimismo em torno da política econômica do New Deal e a Segunda Guerra Mundial, constituindo um imaginário em torno do sonho de vida americano. Sua filmografia reúne um corpo de obras que propagandeou ideais, princípios e valores fundamentais da identidade nacional estadunidense em um projeto de mitificação da história do país.

 Os ingressos para as sessões de cinema, no CCBB RJ podem ser adquiridos na bilheteria física ou no site do CCBB [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão.

 Além da exibição dos filmes, a mostra Frank Capra oferece uma masterclass com o cineasta Walter Lima Jr, grande fã e profundo conhecedor da obra de Capra, no dia 12 de julho, às 19h. Haverá também o debate O Cinema De Frank Capra, no dia 6 de julho, às 19h, com a crítica de cinema Maria Caú e o professor Rafael de Luna, com mediação do curador José de Aguiar. O debate terá tradução para LIBRAS.

SERVIÇO
De 21 de junho a 17 de julho de 2023, quarta a segunda (fecha terça)
CCBB (Rua Primeiro de Março 66, Centro)
Sala de Cinema 1 (102 lugares, sendo 4 para cadeirantes)
Ingressos disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura
Para debate e sessão acessível, ingressos disponibilizados gratuitamente 1h antes do evento, somente na bilheteria física do CCBB.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -