- Publicidade -

Sofia, novo restaurante da chef Kátia Barbosa na Praça da Bandeira

Publicado em:

 Sofia, novo restaurante da chef Kátia Barbosa na Praça da Bandeira fica em um casarão de três andares na Praça da Bandeira, na Rua Barão de Iguatemi, onde, aliás, a história gastronômica da chef Kátia Barbosa começou. A fachada verde, com janelas e porta laranja, remete imediatamente aos casarios nordestinos e, mais particularmente, à infância da Katita.

Aliás, o tapete de histórias da Katita está também nas paredes. Toda a decoração do restaurante foi feita por ela, das mesas e cadeiras a cada um dos objetos de arte que decoram o lugar, passando ainda por cada item do enxoval, jogos americanos, talheres, louças, e pela trilha sonora.

‘Tudo aqui tem um pouco de mim, das minhas viagens e da minha história de vida. Além dos objetos de artistas que conheci Brasil afora, tive a ajuda preciosa da Feira na Rosenbaum, que fez o elo com outras preciosidades’, revela Katita. ‘Para música eu pensei em algumas playlists só de música brasileira, com diferentes estilos. É tanta música que acho praticamente impossível que alguém venha mais de uma vez no Sofia e esteja tocando a mesma coisa’.

Dona Sofia, paraibana de 92 anos, mãe de nove filhos, é quem recebe a homenagem e empresta o nome ao novo restaurante da chef. Ali, sortudos 24 comensais podem desfrutar de receitas que permeiam a história de vida de um dos nomes mais festejados da gastronomia brasileira.

SofiaA brasilidade que a consagrou está obviamente refletida no cardápio. Porém, no lugar dos pratos fartos, para compartilhar, e dos bolinhos que fazem parte do DNA de suas outras casas, ali a chef escolheu um formato novo, que lhe permite maior liberdade para usar e abusar dos ingredientes. São dois menus degustação, um para almoço, a R$ 70 reais, e outro, para jantar, a R$ 120, com três e quatro etapas respectivamente.

No almoço, são três opções de entrada, sendo duas vegetarianas; três principais, com uma opção vegetariana também, e duas sobremesas para o cliente montar como quiser. À noite há as opções para combinar, mas a recomendação é que se entregue de olhos fechados às surpresas da chef, que faz questão de preservar sua liberdade poética e apostar em pratos secretos que serão anunciados pela equipe do salão, à boca miúda, na hora do serviço.

“O Sofia é um restaurante que nasce sem rótulos. Não quero pensar em colocar essa casa em alguma categoria, pois aqui quero fazer um pouco de muita coisa. O que posso dizer é que o menu é surpresa, definido a cada semana. E, claro, receitas da Dona Sofia, modernizadas, como que passadas para a geração seguinte com um toque a mais, um olhar diferente…’, conta Katita. ‘De vez em quando vou convidar amigos para cozinhar… De vez em quando vou explorar ingredientes inexplorados… De vez em quando vou fechar tudo e dar férias coletivas, para a equipe descansar. O Sofia é casa… É, certamente, lugar de conforto, de ser feliz’.

Ingredientes populares, como porco, fraldinha, camarão, peixes e muitos vegetais, servem de base para as criações da chef. Junto ao pop, chegam garimpos preciosos, como o Jambolão, azeitona do Nordeste pouco ou nunca vista em terras cariocas, e os bricelets, herança das freiras enclausuradas e cujo preparo requer paciência, delicadeza e dedicação. ‘Quero tirar ingredientes da coxia e trazer para o centro do palco, contar histórias novas e resgatar antigas, apresentar sabores desconhecidos, comenta Katita.

   Para a carta de drinks tem contribuição importante do mixologista Alex Mesquita, que treinou a bartender Tais Santos e trouxe o seu olhar minucioso para coquetéis clássicos. Os escolhidos foram Manhattan, Fitzgerald, Gin Tônica – o preferido da Katita -, Negroni e caipirinhas de frutas da estação.

‘Para as opções não alcoólicas, preferi dar lugar a sucos artesanais, como o frutas vermelhas e a limonada, além de mate e soda da casa. Optei por não servir refrigerante, por isso tive o cuidado de trazer sugestões relevantes aqui’, conta Katita.

O futuro do Sofia à Katita pertence… E não faltam projetos já rascunhados por ela para o restaurante. Além de receber chefs para noites especiais e café da manhã, o que parece vir primeiro é o de transformar o rooftop do casarão num espaço com bar destacado, eventos próprios e… um dia de caraoquê, já batizado de ´Katitoquê´. Ainda sem previsão, mas já em fase de sonho.

Serviço: Rua Barão de Iguatemi, 257-c, Praça da Bandeira. Tel.: 21 96973-9781. 24 lugares. De terça a domingo, das 12h às 23h. Aceita todos os cartões. Instagram: @sofiarestauranterj

*Valores sujeito à alteração

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -