- Publicidade -

Série “Betinho: No Fio da Navalha” estreia no Globoplay

Publicado em:

A série “Betinho: No Fio da Navalha” estreia no Globoplay. A produção original foi tema de um painel especial no estande da plataforma na CCXP. A obra dramatúrgica mergulha na trajetória do sociólogo Herbert de Souza em seus oito episódios, disponibilizados semanalmente: dois a cada sexta-feira.

Betinho: No Fio da Navalha
Júlio Andrade na série “Betinho: No Fio da Navalha” do Globoplay

A luta por grandes causas sociais, em especial o combate à AIDS e à fome, sempre falou mais alto na vida de Betinho. Mas a série também mostra um lado pouco conhecido do ativista: o pessoal, com uma trama familiar recheada de personagens reais.

Na fase jovem, é o ator Antonio Haddad quem interpreta o homenageado e Silvia Buarque dá vida a Dona Maria, mãe do mineiro. Quando o tempo passa na trama, é a vez de Walderez de Barros assumir o papel da matriarca. Entre os irmãos de Betinho representados na série, Chico Mário (Ravel Andrade) e Henfil (Humberto Carrão).

“Para mim, teve um sabor muito mais que especial. Ele sempre foi minha grande inspiração para seguir o caminho da arte e da atuação”, revela Ravel, ao falar de Julio Andrade, seu irmão na vida real. Humberto Carrão ainda descreve como foi contracenar com a dupla, “Tinha essa importância de entrar nesse par e virar um trio. Teve um trabalho de muita sutileza na construção da relação desses três irmãos. Eu já conhecia e adoro os dois, é quase como pedir licença para entrar nessa família”, brinca o intérprete de Henfil.

Irles Carvalho, primeira mulher do sociólogo e mãe de Daniel Souza, filho do ex-casal que ganha as telas com Filipe Bragança, é interpretada por Leandra Leal. “A Irles e o Betinho se conheceram na luta, no ativismo. Eu acho que a produção é um drama histórico, as pessoas vão se emocionar com a história pessoal dele”, comenta. Maria Nakano, companheira de Herbert de Souza até o fim da vida e mãe de seu segundo filho, Henrique, é representada por Julia Shimura: “É a personagem que certamente eu mais desejei fazer”, pontua a atriz.

Andréia Horta também integra o elenco de “Betinho: No Fio da Navalha”, como Nádia Rebouças. “Antes de ser uma publicitária, ela era socióloga e absolutamente ligada aos valores que regiam o Betinho”, conta a atriz sobre a criadora também da conhecida logo da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida.

Grande parceiro do ativista social na luta pelos direitos humanos no IBASE, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – criado em 1981 por Betinho, Carlos Afonso (Luiz Bertazzo) e Marcos Arruda (Higor Campagnaro), Atila Roque, também parceiro do trio no IBASE, ganha vida na ficção com a interpretação de Michel Gomes. “Tive a honra de contar essa história ao lado de uma equipe de primeira, em que todos estavam juntos com um só objetivo: contar uma história linda, de um ser humano iluminado chamado Betinho”, celebra o artista.

Terezinha Mendes (Sirlea Aleixo), amiga do homenageado e criadora do slogan “Quem Tem Fome, Tem Pressa”, e Herbert Daniel (Ed Moraes), outro companheiro de militância com quem Betinho fundou a ABIA, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, também estão presentes nos episódios. Assim como Elis Regina (Elá Marinho) e Chico Buarque (Mouhamed Harfouch).

Em seu caminho, Betinho enfrentou a AIDS, a ditadura militar, a hemofilia e tantos outros obstáculos pessoais, mas escolheu a fome da população como seu principal inimigo, fundando a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, a maior campanha de solidariedade do Brasil, que completa 30 anos em 2023. A organização também é reconhecida pelo Natal Sem Fome, um dos projetos parceiros do ‘Para Quem Doar’ (https://www.paraquemdoar.com.br), plataforma criada pela Globo em abril de 2020 para conectar pessoas com organizações de todas as regiões do país que trabalham para combater e amenizar diferentes impactos sociais na vida da população em situação de risco e vulnerabilidade.

Aliás, e não à toa, outra efeméride também marca a data em que a produção chega ao Globoplay: no dia 1º é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. “Essa série vem para afirmar que essa luta é necessária para a sociedade brasileira, um compromisso nosso como cidadão de lutar pelo básico, foi isso que o Betinho deixou”, conclui Julio Andrade.

“Betinho: No Fio da Navalha” contou ainda com a participação ativa da família de Herbert de Souza, em especial de Daniel Souza, seu filho, um dos consultores e produtor associado da obra. Criada por José Junior, com roteiros de Alex Medeiros, Sergio Machado, Armando Praça, George Walker, José Júnior, Manaíra Carneiro e Rafaela Camelo; redação final de Alex Medeiros; direção de Lipe Binder e Julio Andrade; e direção geral de Lipe Binder. A série Original Globoplay é produzida pela AfroReggae Audiovisual, em parceria com a Formata Produções e Conteúdo e o Globoplay.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -