- Publicidade -

“Farsas Armadas”, de Airá Ocrespo, em cartaz na Casa Amarela

Publicado em:

Com a proposta de abordar o impacto da desinformação no contexto político-social brasileiro na última década e explorar o papel dos memes neste processo, a Exposição “Farsas Armadas”, do artista Airá Ocrespo, está aberta a visitação na Casa Amarela, em Santa Teresa.

De forma apartidária, a exposição destaca os principais investidores na estratégia das fake news, buscando provocar reflexões e debates ao levantar controvérsias e críticas. A visitação imersiva, com a presença do artista explicando obra a obra, acontece de forma gratuita de terça a domingo, de 11h às 18h (mediante agendamento). Além disso, uma atividade sobre o tema acontecerá no local no próximo dia 21, com a presença da equipe envolvida na exposição, como a curadora e pesquisadora Monique Paulla, e o artista, às 16h.

Na exposição, a estética desempenha um papel crucial. Airá Ocrespo utilizou a lógica dos memes na criação das obras para reforçar características como humor e o exagero. A interligação entre temática, título da exposição, figuras nas obras e sua disposição incentiva o espectador a perceber as mensagens, refletir e chegar a conclusões sobre a proposta.

“Na exposição tudo foi pensado para comunicar e criar sentido. Desde o formato das telas, as cores escolhidas, os materiais, as técnicas usadas e o tipo de montagem, tudo cumpre um papel no contexto. O formato dos quadros e a composição dos elementos, assim como o apuro técnico de uns e a intencional displicência no acabamento de outros, foram pensados para transmitir impressões que reforçam as mensagens embutidas nas obras”, explica Airá Ocrespo.

Um dos diferenciais propostos pela exposição é que o próprio artista apresenta pessoalmente as obras, permitindo uma experiência rica aos visitantes, que podem interagir, conhecer as suas perspectivas e compartilhar opiniões.

“Ao desafiar a legitimidade de certos agentes e instituições que moldam a opinião pública no cenário midiático, político e econômico brasileiro, questiona-se a permanência destas figuras como representantes, seja no âmbito público ou privado, sendo consideradas idôneas. Isso ocorre mesmo diante das sérias controvérsias surgidas de suas atividades profissionais, marcadas por comportamentos moralmente questionáveis e, em alguns casos, até mesmo criminosos, com consequências trágicas para o país, que ainda estão sendo mensuradas”, complementa o artista.

Além disso, a exposição vai promover uma atividade no dia 21 de janeiro, planejada cuidadosamente para estimular discussões entre os visitantes e todos aqueles interessados no tema. A iniciativa abre as portas para indivíduos de diversas orientações políticas, com o objetivo claro de fomentar novas perspectivas e gerar um espaço genuinamente democrático.

A exposição “Farsas Armadas” acontece após Airá Ocrespo viralizar nas redes sociais em 2023 com a arte da Ministra Negra, realizada em parceria com o Instituto de Defesa da População Negra (IDPN). A intervenção artística aconteceu como parte de um movimento que reinvindicava uma Ministra Negra no Supremo Tribunal Federal, que em 132 anos de história nunca teve uma mulher negra ocupando o cargo, sendo que mais de 160 ministros já passaram pela corte, e apenas 3 eram homens negros e 3 eram mulheres brancas. O grafitti segue exposto no muro lateral do Cordão do Bola Preta, na Lapa, no Rio de Janeiro.

SERVIÇO
Exposição Farsas Armadas
Local: Casa Amarela, Santa Teresa, Endereço: Rua Hermenegildo de Barros, 163
Período da exposição: De 16 de dezembro a 03 de fevereiro
Horário de Funcionamento: terça a domingo, de 11h às 18h, mediante agendamento
Ingressos: Gratuitos
Visitas Guiadas: Disponíveis mediante agendamento prévio para grupos.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 99137-5914 ou por e-mail.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -