- Publicidade -

Centro Nacional de Folclore recebe exposição com obras do grafiteiro Marcelo Ment

Publicado em:

Na cena das artes urbanas, Ment é um nome reconhecido, com obras espalhadas por muros, coleções e museus do Brasil e do exterior. Seu nome está presente em publicações que são referência no gênero como o “Street Fonts: Graffiti alphabets from Around the world” (2011), de Cláudia Walde, que mapeou caligrafias urbanas de grafite em 154 países. É o único brasileiro a integrar a renomada “Stick Up Kids Crew”, fundada em 1993 pelo alemão Can2 (um dos mais importantes nomes do grafite mundial), que reúne artistas urbanos de todo o mundo.

Marcelo Vaz Coelho, o Ment, adotou seu nome artístico em referência ao seu apelido na infância. Seus amigos o chamavam de “cabeça”, “mente”. Ele nasceu em 1977, na cidade de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, e cresceu na Vila da Penha, Rio de Janeiro, até se mudar para o bairro de Laranjeiras, sede do time do qual é um apaixonado torcedor, o Fluminense.

Ment
Grafite de Marcelo Mente, fachada lateral da Rua João Afonso, lanchonete Sanduka na Rua Humaitá, 92, Humaitá, Rio de Janeiro, RJ. Dezembro de 2023.

Nas obras de Ment, palavras, linhas, formas e cores se fundem para dar corpo a figuras humanas, complexos urbanos e imagens oníricas, para citar exemplos de um amplo repertório que reúne e expressa afeto, delicadeza, inventividade e força. Seu compromisso é com a democratização da arte enquanto grafiteiro, artista urbano, arte educador, designer gráfico e, acima de tudo, cidadão.

Em suas palavras: “Eu costumo dizer que a minha faculdade foi a rua (…) as ruas me levaram a estar em contato com todo tipo de gente, a me aceitar e aceitar as diferenças e aprender a conviver com essas diferenças.”

No pensamento de Ment, giram inquietações sobre a produção da arte: quem são os atores sociais e as redes de instituições que a produzem no mundo contemporâneo? Ele provoca a reflexão sobre caminhos, fronteiras e dilemas acerca dos sentidos atribuídos às artes e suas adjetivações: popular, urbana, contemporânea.

Grafitando muros, pintando telas, realizando impressões em 3D ou trabalhando no meio digital, Ment tem uma linguagem particular, construída ao longo de uma carreira iniciada em 1998. Seu exercício é de alteridade e ação estética, afetiva, social e política. Um convite a quebrar barreiras, rever conceitos e refletir sobre caminhos e o agora.

Serviço
Visitação: dia 09 de fevereiro até até maio de 2024
Local: Galeria Mestre Vitalino do CNFCP/Iphan, Rua do Catete, 179
Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -