- Publicidade -

Adeline Rapon expõe fotos na Aliança Francesa Botafogo

Publicado em:

A Galeria da Aliança Francesa Botafogo, com o apoio da Embaixada da França no Brasil apresentam a exposição “Legado Perdido” da fotógrafa francesa de origem martinicana, Adeline Rapon. A mostra destaca 37 fotografias, incluindo a marcante série de autorretratos “Fanm Fò”, uma reflexão sobre mulheres conhecidas ou anônimas das Antilhas Francesas, que desafia nossa percepção do século XIX.

Adeline Rapon iniciou sua carreira como blogueira em 2008 (uma das primeiras na França) e, posteriormente, tornou-se designer de joias até 2020. Hoje, com mais de 70.000 seguidores no Instagram, ela trabalha regularmente com moda e documentário, além de se engajar em ativismo.

Em 2020, criou a série de autorretratos “Fanm Fò”, onde criou um jogo de espelhos com postais do século XIX das Antilhas – nome dado às ilhas do Mar do Caribe, questionando a sua identidade como mulher mestiça da Martinica e o papel das mulheres nas Antilhas. Esta série foi exibida em importantes eventos, como o Rond-Point (Fort-de-France) em 2020 e no Rencontres Photographiques du 10e (Paris), em 2021.

“Fanm’ Fo”, que significa “mulher forte” em crioulo foi produzida durante o confinamento de março de 2020 e compartilhada em seu Instagram, revelando uma nova perspectiva sobre mulheres caribenhas do século XIX. Nesta série, Rapon questiona a representação das mulheres nas colônias francesas, destacando o estereótipo criado pelo Império Colonial Francês.

“Esta série fotográfica é uma reviravolta na minha vida. Permitiu-me afirmar a minha herança martinicana numa França que desde o século XIX tem o hábito de caricaturar e de zombar dela, mas também de aprender muito sobre ela através das pesquisas diárias que acompanhavam as fotografias. Além de tudo isso, também entendi que, finalmente, era isso que eu realmente queria fazer na minha vida: ser uma artista fotográfica. Me aprofundar em um assunto e fazer dele uma obra, que poderá então ser mostrada e contada. Fanm Fò é um momento precioso que tenho o prazer de contar novamente em uma terra tão rica e mista como o Brasil”, diz Adeline Rapon.

Serviço
Exposição “Legado Perdido”, de Adeline Rapon
Visitação: de 28 de março até 25 de maio
A entrada é gratuita com distribuição de ingressos pela plataforma Sympla
Galeria da Aliança Francesa do Rio de Janeiro Rua Muniz Barreto, 730, Botafogo,

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -