- Publicidade -

Karim Aïnouz leva o Ceará para a disputa de Cannes

Publicado em:

Estrelado por Nataly Rocha, Iago Xavier e Fabio Assunção, o thriller erótico “Motel Destino” dá ao cearense Karim Aïnouz a sua segunda chance consecutiva de concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes, cuja 77ª edição vai de 14 a 25 de maio. Karim disputou o prêmio pela primeira vez no ano passado, com “Firebrand”, quatro anos depois de ter conquistado o Prix Un Certain Regard com “A Vida Invisível” (2019). Ambientado no litoral do Nordeste, seu novo longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.
“O ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz no material promocional do filme, que vai encarar titãs.

Além disso, Francis Ford Coppola regressa de um hiato de 13 anos sem lançar filmes com “Megalópolis”, uma superprodução com Adam Driver. É a história da construção de uma cidade ideal. Contemporâneo de Coppola na revolucionária geração chamada Nova Hollywood, Paul Schrader (de “A Marca da Pantera”) entra na briga com “Oh! Canada”, tendo Richard Gere numa trama sobre deserção. Pode gerar controvérsia também o estudo de David Cronenberg sobre comunicação com os mortos em “The Shrouds”.

Há uma promessa de polêmica no ar, desde já, entre os concorrentes com “The Apprentice”, de Ali Abbas, uma vez que o iraniano radicado em terras escandinavas aborda a juventude de um certo Donald Trump. Com ele concorrem a indiana Payal Kapadia, o português Miguel Gomes, o italiano Paolo Sorrentino e a inglesa Andrea Arnold que, noutras latitudes, vai ganhar o prêmio honorário Carroça de Ouro.

Caberá à atriz e diretora americana Greta Gerwig, responsável pelo fenômeno “Barbie”, assumir as rédeas da presidência do júri cannoise desta edição, cuja atração de abertura será a comédia “La Deuxième Act”, de Quentin Dupieux.

Antes dos anúncios feitos esta manhã, Cannes já havia divulgado a projeção de “Furiosa”, de Geore Miller, um derivado de “Mad MaX – Estrada da Fúria” (2015), com Anya Taylor-Joy no papel da jovem imperatriz outrora vivida por Charlize Theron. Também haverá projeção do primeiro episódio da série de longas-metragens “Horizon: Na American Saga”, um faroeste dirigido e estrelado por Kevin Costner. Foi anunciada ainda a criação de uma competição oficial de filmes de imersão, feitos a partir das tecnologias de realidade virtual.
O ganhador da Palma de Ouro Honorária de 2024 será o diretor, produtor e criador de “Star Wars”, George Lucas, que receberá a láurea no encerramento do evento.

COMPETIÇÃO OFICIAL DE CANNES 2024
THE APPRENTICE – Ali ABBASI
MOTEL DESTINO – Karim AÏNOUZ
BIRD – Andrea ARNOLD
EMILIA PEREZ – Jacques AUDIARD
ANORA – Sean BAKER
MEGALOPOLIS – Francis Ford COPPOLA
THE SHROUDS – David CRONENBERG
THE SUBSTANCE – Coralie FARGEAT
GRAND TOUR – Miguel GOMES
MARCELLO MIO – Christophe HONORÉ
FENG LIU YI DAI (CAUGHT BY THE TIDES) – JIA Zhang-Ke
ALL WE IMAGINE AS LIGHT – Payal KAPADIA
KINDS OF KINDNESS – Yórgos LÁNTHIMOS
L’AMOUR OUF – Gilles LELLOUCHE
DIAMANT BRUT (WILD DIAMOND) – Agathe RIEDINGER (First film)
OH CANADA – Paul SCHRADER
LIMONOV – THE BALLAD – Kirill SEREBRENNIKOV
PARTHENOPE – Paolo SORRENTINO
PIGEN MED NÅLEN (THE GIRL WITH THE NEEDLE) – Magnus VON HORN

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -