- Publicidade -

CCBB recebe programação repleta de riquezas da cultura amapaense

Publicado em:

CCBB recebe programação repleta de riquezas da cultura amapaense. O público carioca pode esperar fazer uma imersão nas culturas populares, tradicionais e identitárias do Quilombo do Curiaú, no extremo norte do Brasil, que é o primeiro quilombo reconhecido/certificado do Estado do Amapá e o segundo do Brasil

Esse grande encontro, que se inicia no Dia da Consciência Negra, propõe um mergulho na história, na arte e na música de uma comunidade que preserva as suas tradições e a sua identidade. O projeto tem como protagonista o Grupo Raízes do Bolão, fundado em 1999, que já percorreu 56 cidades das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 49 cidades das regiões Sul e Sudeste, além de países, como Alemanha, França e Inglaterra, levando a sonoridade do Batuque e do Marabaixo. Sempre com o compromisso de valorizar os seus legados históricos.

A programação começa na quarta-feira, dia 20, às 11h, com “Histórias do meu Quilombo”, uma contação de histórias por Esmeraldina dos Santos, que resgata memórias ancestrais através de relatos pessoais e dos seus antepassados. Às 15h, Adelson Preto conduz a vivência “Percursos sonoros coreográficos acerca do Marabaixo”, explicando a história e os instrumentos dessa tradição cultural. 

Nos dias seguintes, o roteiro inclui mais contações de histórias, oficinas práticas de percussão e confecção de instrumentos com materiais recicláveis, além de rodas de conversa que discutem as influências étnico-raciais na música do Amapá. E nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro, sempre a partir das 19h, é a vez de assistir a shows dos artistas amapaenses Capitão Pupunha, Paulinho Bastos, MC Deeh, Brenda Melo, Sabrina Zahara, Pretogonista, Banda AfroBrasil e o Grupo Raízes do Bolão, que fazem uma fusão de ritmos tradicionais e contemporâneos no palco. As músicas regional e experimental, o rap, o reggae, o zouk, o cassicó, além de misturas com ritmos caribenhos, estão no repertório.

No dia do encerramento, os Grupos Raízes do Bolão e Realidade Negra, do Quilombo do Campinho (Paraty – RJ) se encontram para um bate-papo sobre as suas culturas populares e tradicionais.

Todos os dias, o público poderá visitar a exposição “Preces, Louvores e Batuques”, com fotografias de Paulo Rocha e curadoria de Claudio Silva. As 20 imagens capturam a essência das celebrações do Marabaixo e do Batuque, destacando as festas e os rituais que são patrimônio cultural amapaense. A exposição, que já passou pelo Recife (PE) e por Fortaleza (CE), estará aberta das 9h às 20h, no mezanino do cinema do CCBB, no térreo.

Entenda o que são o Marabaixo e o Batuque – O “Quilombo Groove” é uma oportunidade única para vivenciar a diversidade cultural do Brasil, evidenciando a importância do Marabaixo e do Batuque na formação da identidade amapaense. 

O Marabaixo é uma manifestação cultural que mistura dança, música e espiritualidade, com batidas de tambores e cantos. Já o Batuque é tanto uma expressão religiosa quanto uma festa comunitária que celebra a ancestralidade afro-brasileira. O Quilombo Groove promove essa conexão entre tradição e modernidade, convidando o público a vivenciar a cultura do Quilombo do Curiaú, um dos mais importantes do Brasil.

Serviço: de 20 a 25 de novembro de 2024 .Classificação: livre. Ingressos gratuitos disponibilizados no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -