- Publicidade -

Queremos! Festival acontece em quatro palcos diferentes

Publicado em:

Um dos eventos de música mais inovadores do Rio de Janeiro, há 15 anos o Queremos! se destaca por oferecer experiências únicas ao seu público. Em sua sexta edição, o Queremos! Festival expande os horizontes com seu novo formato de ocupação da cidade: os artistas escalados vão se dividir em quatro palcos consagrados – Vivo Rio, Circo Voador, Marina da Glória e Teatro Casa Grande, durante quatro dias.

Além da programação musical, o Queremos! é parceiro da Firjan SESI SENAI na realização da edição especial do Diálogos Criativos, que convida a massa crítica da Indústria Criativa do Rio de Janeiro a refletir sobre a necessidade de fortalecer o ecossistema musical da cidade. O objetivo é pensar, coletivamente, em respostas e propostas para transformar essa identidade em uma força de desenvolvimento econômico, social e cultural. O evento, gratuito, acontece no dia 9 de abril (quarta-feira), das 13h às 19h, na Casa Firjan, em Botafogo, com quatro mesas de diálogo e quatro painéis temáticos: “Cidade da Música? O que falta para o Rio ser a capital da Indústria Musical?”, “Qual o valor estratégico do ecossistema da Música na promoção e desenvolvimento do Rio?”, “Como construir valor para o Rio por meio da Música e suas múltiplas formas de manifestação?” e “Como a Música pode inovar, renovar e gerar oportunidades para o Rio?”. Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia.  

Luedji Luna está na abertura do Queremos! Festival, dia 10 de abril (quinta-feira), no Vivo Rio. No show “Luedji Luna Canta Sade”, a cantora baiana mergulha no universo da artista nigeriana que se tornou referência mundial com sua sonoridade sofisticada, voz envolvente e letras sobre amor e resistência. Acompanhada por sua banda, Luedji recria sucessos como “Smooth Operator”, “Your Love Is King” e “By Your Side”, trazendo sua identidade para o repertório atemporal de Sade. 

Uma das mais recentes revelações do R&B norte-americano, Yaya Bey estreia no Rio de Janeiro e também se apresenta na primeira noite do festival. Além de sucessos marcantes de sua carreira, Yaya Bey vem mostrar, ao vivo, “Ten Fold” (2024), seu último disco. Nascida e criada em Nova York, a artista construiu sua carreira com uma abordagem visceral e sincera, mesclando soul, funk e jazz para contar histórias de amor, luto, luta e resistência. Poeta, curadora de arte e ativista, Yaya traz para sua música a riqueza de suas vivências, criando canções que transitam entre o íntimo e o social com uma sensibilidade rara.

O lançamento do novo álbum de Arnaldo Antunes é o destaque do segundo dia do Queremos! Festival, em 11 de abril (sexta-feira), no Circo Voador. Um dos artistas mais versáteis e ousados da música brasileira, Arnaldo Antunes apresenta pela primeira vez, ao vivo, “Novo Mundo”, que saiu em 20 de março, com 12 faixas inéditas e participações de David Byrne, Marisa Monte, Ana Frango Elétrico e Vandal. Produzido por Pupillo e gravado por ele (bateria, percussões e programações de ritmo), Kiko Dinucci (guitarras, violões e efeitos eletrônicos), Vitor Araújo (teclados e piano) e Betão Aguiar (baixo), o disco marca a volta de Arnaldo a uma sonoridade mais pesada, depois de três anos excursionando com Vitor Araújo com o show intimista de “Lágrimas no Mar”.

A abertura do Circo Voador é com Sophia Chablau & Felipe Vaqueiro. Após se conhecerem em 2023 na turnê que uniu as bandas Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo (SP) e Tangolo Mangos (BA), os compositores Sophia Chablau e Felipe Vaqueiro debutaram em 2025 com o compacto “Nova Era / Ohayo Saravá”, lançado em janeiro. O duo se apresenta com um show inédito, que une novas parcerias e composições já conhecidas do público.

Na Marina da Glória, dia 12 de abril (sábado), vão acontecer os shows de Liniker, Yago Oproprio, Anelis Assumpção e Nabiyah Be. Liniker vai fazer, na íntegra, o show do seu segundo álbum solo, o aclamado “Caju”, que esgotou todos os ingressos por onde a turnê passou. O disco, com 14 faixas e participações especiais de Lulu Santos, BaianaSystem, ANAVITÓRIA, Pabllo Vittar, Priscila Senna e mais convidados, entrega relatos extremamente pessoais da cantora e compositora paulista, apoiados em uma surpreendente mistura de estilos – que vai do pop, samba, jazz e house ao pagode, arrocha, disco e reggae. 

Quem também se apresenta na Marina da Glória é Yago Oproprio, considerado um dos mais fortes expoentes do rap brasileiro. Em seu primeiro álbum, “OPROPRIO”, lançado em maio de 2024, o artista paulistano, nascido e criado na Cohab II, Zona Leste de São Paulo, consolida o estilo mais melódico e fortemente calcado no boom bap. Por este trabalho, Yago foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa” e teve quatro nomeações no Prêmio Multishow. 

Com um show em homenagem ao reggae e seus ícones, Anelis Assumpção é outra artista escalada para o dia 12 de abril. Em “Legalize It”, Anelis e sua banda tocam um repertório que parte do icônico álbum homônimo de Peter Tosh. Com sua voz aveludada, a artista navega de forma segura pelo reggae, gênero que sempre fez parte de sua bagagem cultural, e costura referências do estilo com composições próprias e clássicos de seu pai, Itamar Assumpção (falecido em 2003), responsável por lhe apresentar ao ritmo ainda na infância. 

Nabiyah Be vai mostrar, no palco da Marina da Glória, o show do seu recém-lançado primeiro álbum, “O Que o Sol Quer”, obra que reflete sobre identidade, amor, medo e transformação. Descrita pelo jornal The New York Times como dona de uma voz “hipnotizante” e uma presença que infunde uma “inocência transparente”, a atriz e cantora tornou-se a primeira mulher negra brasileira a vencer um dos mais importantes prêmios do teatro estadunidense, o Drama Desk Award. Filha do cantor jamaicano Jimmy Cliff e da psicóloga brasileira Sônia Gomes, foi influenciada pela riqueza cultural do Caribe e do Brasil. 

Encerrando o festival, o fenômeno Hermanos Gutiérrez – um dos nomes mais importantes da música instrumental da atualidade – se apresenta no dia 13 de abril, domingo, no Teatro Casa Grande, no Leblon. Formado pelos irmãos Alejandro e Estevan Gutiérrez, o duo equatoriano-suíço chega dessa vez ao Brasil com a turnê de lançamento do álbum “Sonido Cósmico”, que saiu em junho de 2024 e conquistou o público e a crítica especializada. Produzido por Dan Auerbach, do The Black Keys, o disco foi aclamado pela revista Rolling Stone como “brilhante com energia alucinógena”, transportando os ouvintes para um universo sonoro profundo, infinito e espiritual. Deixando o deserto para trás e rumo ao cosmos, os Hermanos Gutiérrez apresentam, neste trabalho, um novo mundo sonoro, repleto de misticismo latino e interações de guitarras sobrenaturais.

Um dos principais nomes da cena atual do jazz, Amaro Freitas foi destaque na revista Downbeat por ter “uma abordagem do teclado tão única que é surpreendente”. O trabalho do artista vai de melodias marcantes a grooves mântricos, temas que trazem um importante aceno à diáspora africana. No último dia do Queremos! Festival 2025, o pernambucano vai apresentar o show “Amaro Freitas Trio”. No setlist, músicas que marcaram a sua discografia, desde o lançamento de “Sangue Negro” (2016) até temas do seu último álbum solo, “Y’Y”, com arranjos para o contrabaixo acústico de Sidiel Vieira e a bateria de Rodrigo “Digão” Braz. 

Reconhecido por realizar eventos que primam pela excelência na curadoria e na experiência do público em primeiro lugar, o Queremos! tem tradição em promover shows que fogem do óbvio e em apostar no frescor da programação. “Em tempo de tantas opções, nós escolhemos a música e preparamos um novo formato para celebrar os 15 anos de trajetória do Queremos!”, celebra Pedro Seiler que, junto com Felipe Continentino, é diretor do Queremos!. “Em 2025, resolvemos expandir os horizontes do festival, com mais palcos, mais datas – e, portanto, mais ocupação do Rio de Janeiro. Tudo isso sem perder a essência que conquistou o coração dos cariocas!”, completa Felipe.

SERVIÇO: QUEREMOS! FESTIVAL 2025 / DATAS: 10 a 13 de abril de 2025 / LOCAIS: VIVO RIO, CIRCO VOADOR, MARINA DA GLÓRIA E TEATRO CASA GRANDE

Data: 10/04/2025 (quinta-feira)

Com: Luedji Luna | Yaya Bey

Local: Vivo Rio – Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo

INGRESSOS VIVO RIO 

Data: 11/04/2025 (sexta-feira)

Com: Arnaldo Antunes | Sophia Chablau & Felipe Vaqueiro

Local: Circo Voador – Rua dos Arcos s/nº, Lapa / INGRESSOS CIRCO VOADOR

Data: 12/04/2025 (sábado)

Com: Liniker | Yago Oproprio | Anelis Assumpção | Nabiyah Be

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique s/nº, Glória / INGRESSOS MARINA DA GLÓRIA

Data: 13/04/2025 (domingo)

Com: Hermanos Gutiérrez | Amaro Freitas

Local: Teatro Casa Grande – Av. Afrânio de Melo Franco 290, Leblon / INGRESSOS TEATRO CASA GRANDE

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -