- Publicidade -

O Quarto ao Lado: Almodovar e a fascinação pela Morte

Publicado em:

2024 tem sido um ano de novidades para cineastas como Woody Allen e Almodovar, enquanto o novaiorquino lança seu primeiro longa-metragem em língua francesa, o espanhol lança o seu primeiro filme em língua inglesa. O Quarto ao Lado conta a história de Ingrid (Juliane Moore) e Martha (Tilda Swinton), duas amigas de juventude que após anos sem contato, se reencontram em uma situação extrema, mas inesperadamente doce.

O longa traz um impressionante lado cenográfico em todos os elementos de design e performance, aliás, O Quarto ao Lado ostenta muitas das fascinações temáticas recorrentes do diretor. E assim, o cineasta segue falando de morte como em Volver, Mães Paralelas e Dor e Glória . Os filmes de Pedro Almodóvar há muito exploram o peso singular da morte. E assim ele segue fazendo, porém desta vez, seu filme é uma adaptação do romance de Sigrid Nunez, “What Are You Going Through”.

Agora, ele se volta para o assunto com mais obsessão. O Quarto ao Lado emprega um toque leve e íntimo em sua meditação sobre a mortalidade, carregada pelas atuações de Julianne Moore e Tilda Swinton. O olhar requintado para cores e contrastes está decididamente intacto, com ambas as atrizes em perfomances avassaladoras.

O filme teve sua estreia mundial na última segunda-feira (2) no Festival de Veneza, onde venceu o Leão de Ouro, principal prêmio do festival. Em seu discurso, o cineasta afirmou que o prêmio pertence às duas protagonistas, que dedicaram dias de suas vidas para a produção. “É um filme sobre duas mulheres. Como diretor, um dos privilégios é que somos o primeiro destino quando acontece um milagre. Tanto Tilda como Julianne colocaram muitos dias nesse filme e nunca vou ter palavras o suficiente para agradecê-las”, disse.

Filme visto durante o Festival do Rio 2024.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -