- Publicidade -

Projeto Aquarius na Praça Mauá

Publicado em:

No sábado, dia 19 de julho, às 15h30, cariocas e visitantes possuem um encontro marcado com o jornal O GLOBO e a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). A Praça Mauá, no Centro do Rio, será novamente palco de mais um Projeto Aquarius, em uma edição que promete ser inesquecível. Com apoio do Instituto Cultural Vale, o espetáculo deste ano promoverá um verdadeiro passeio musical pelas últimas décadas a partir do acervo do jornal, com participações especiais de Martinho da Vila, Roberta Miranda, Iza e Chico César. Como em todos os anos, o evento é gratuito e aberto ao público.

Projeto Aquarius
Foto: Fabio Cordeiro / Reprodução/O GLOBO

Neste ano, o Aquarius terá celebração duplamente simbólica: a comemoração dos 100 anos do GLOBO, jornal que acompanhou e ajudou a contar a história do Brasil ao longo do último século, e também o marco dos 85 anos de história da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Sob regência do maestro Eduardo Pereira, o público terá a oportunidade de reviver, por meio de melodias icônicas e interpretações emocionantes, um século de história representado na voz e no repertório de grandes convidados da noite.

“O Projeto Aquarius representa para O GLOBO um dos maiores legados culturais que oferecemos à cidade. Ao longo de décadas, levamos música clássica gratuita para praças, praias e espaços públicos, democratizando o acesso à arte e fortalecendo os laços entre o jornal e a população. Neste ano em que celebramos o centenário do GLOBO, preparar uma edição especial do Aquarius é a reafirmação do nosso compromisso histórico com a sociedade brasileira” afirma André Miranda, editor-executivo do jornal O Globo.

Além do concerto principal, o evento contará com uma programação de aquecimento. Abrindo a tarde, o público poderá curtir o set de DJ Ryon Sax, seguido pela apresentação do Ensemble FTM, grupo ligado ao Theatro Municipal de São Paulo que transita entre o repertório clássico e popular, e pelo show da jovem revelação Ster do Violino, criadora do “Funk Erudito”, que mistura música clássica com batidas do funk carioca.

Criado em 1972 pelo jornal O GLOBO, o Projeto Aquarius nasceu com o objetivo de levar cultura e música sinfônica a praças públicas, na tentativa de aproximar o repertório erudito e outras expressões artísticas da população geral, por meio de uma experiência gratuita e acessível. Idealizado por Roberto Marinho e pelo maestro Isaac Karabtchevsky, com a realização do então gerente de Marketing das Organizações Globo, Péricles de Barros, o projeto reúne orquestras e alguns dos nomes mais populares da música brasileira. Ao longo dos anos, o evento soma apresentações icônicas, como George Martin, Ballet Bolshoi, Blitz, Roberto Minczuk, Rick Wakeman e outros.
 

“Com concertos gratuitos, que ocupam espaços emblemáticos do Rio de Janeiro, o Projeto Aquarius reafirma que a música de concerto é de todos e para todos. E nesta comemoração tão especial pelos 100 anos de O GLOBO, propõe um diálogo democrático pela diversidade da nossa música popular. Por isso, essa é uma parceria que nos orgulha muito e se conecta à nossa atuação no sentido de democratizar o acesso à arte, formar público e promover inclusão”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

Serviço:
Data: 19 de julho de 2025 (sábado)
Praça Mauá – Centro, Rio de Janeiro
Local: Praça Mauá – Praça Mauá, s/n – Centro, Rio de Janeiro
*Entrada gratuita 
Mais informações no site oficial

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -