- Publicidade -

PROJETO ILHAS DO RIO PROMOVE EXPOSIÇÃO SOBRE BALEIAS E GOLFINHOS

Publicado em:

Desde o dia 1º de junho, o Projeto Ilhas do Rio vem promovendo no Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores de Copacabana (Z-13), no Posto 6, a exposição “Cetáceos do MoNa Cagarras”, que traz informações e imagens exclusivas sobre o monitoramento de golfinhos e baleias no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, localizado a cinco quilômetros da praia de Ipanema. Dia 23 de junho, a pesquisadora Liliane Lodi, responsável pela pesquisa, fará uma palestra sobre o tema, apresentando curiosidades e dados sobre o trabalho de campo que vem sendo realizado desde 2011 na região do arquipélago carioca com o patrocínio da Petrobras. A entrada é franca.

No MoNa Cagarras, a principal espécie avistada é a dos golfinhos-flíper (Tursiops trucatus), que, segundo Liliane, desapareceu das ilhas em 2004 e retornou apenas em 2016. Além dos golfinhos-flíper, outras espécies de cetáceos, como os golfinhos-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis), baleias-de-bryde (Balaenoptera edeni) e baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) também podem ser observados nas ilhas em diferentes épocas do ano. Na exposição, que fica em cartaz até 22 de julho, visitantes poderão contemplar fotografias, ossadas doadas pelo Instituto Baleia Jubarte, além de conhecer mais dos resultados científicos publicados na forma de artigos, vídeos e livros.

Na palestra, dia 23, a pesquisadora Liliane Lodi vai apresentar os principais resultados obtidos durante esses anos de monitoramento, apontando as principais áreas de ocorrência, estações do ano, o comportamento desses animais, ameaças, além da importância ecológica e socioeconômica dos golfinhos e baleias. “A observação desses animais em seu ambiente natural sustenta o ecoturismo em diversos países. Aqui no Brasil, podemos destacar, por exemplo, o turismo de observação dos botos tucuxi e vermelho na região amazônica, que oferece oportunidades para o desenvolvimento econômico das comunidades ribeirinhas,”, explica Liliane. Após a palestra, o chefe da colônia de pescadores de Copacabana comandará um bate-papo para falar sobre a atividade pesqueira e as principais espécies de peixes encontradas na região.

SERVIÇO:
Mostra/Palestra: CETÁCEOS DO MONA CAGARRAS
Local: Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores de Copacabana (Z-13) – Posto 6
Data: MOSTRA: 1 de junho a 22 de julho de 2018
PALESTRA: Dia 23 de junho.
Horário: de quinta a domingo, das 9 às 18h
PALESTRA: 10h.
Entrada franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -