- Publicidade -

Parque Lage recebe Dia Internacional dos Povos Indígenas

Publicado em:

A energia da floresta paira sobre as árvores do Parque Lage. O Dia Internacional dos Povos Indígenas 2019 reúne indígenas de dezenas de etnias para entoar cânticos e danças, levantar debates, vender artesanatos tradicionais e promover a troca de conhecimento. No final de semana do dia 3 e 4 de agosto acontece, então, a grande feira cultural com entrada franca a adultos, jovens e crianças.

A Feira está em sua 11ª. edição com realização da AIAM – Associação Indígena Aldeia Maracanã em parceria com a EAV – Escola de Artes Visuais e apoio da SECEC – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. É considerada o maior evento cultural indígena realizado no Estado do Rio de Janeiro. Desde sua primeira edição em abril de 2014 compartilha a cultura indígena viva com milhares de pessoas a cada evento.

As cores do artesanato, o grafismo das pinturas corporais e a riqueza musical dos povos originários contam a história ancestral de muitas culturas e seus territórios. Indígenas dos povos Pataxó do sul da Bahia, Fulni-ô de Pernambuco, os Guarani e os Puri do Rio de Janeiro, os Tukano e os Tikuna do Amazonas, os Kariri-Xocó de Alagoas, os Guajajara do Maranhão, os Kamayurá do Alto Xingu e os Potiguara do Rio Grande do Norte serão algumas das etnias presentes no Dia Internacional dos Povos Indígenas no Parque Lage 2019, que também contará com apresentações do grupo indígena multiétnico da Aldeia Maracanã, que reúne etnias em contexto urbano na cidade do Rio de Janeiro.

“Cada qual aprende com outro e, assim, temos uma potência cultural a nível nacional. Representamos a cultura viva dos povos indígenas de todo Brasil”, explica Carlos Tukano, pertencente da Aldeia Maracanã e presidente do CEDIND Conselho Estadual dos Direitos Indígenas, originário da região do Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas. Para a presidente da AIAM Marize Guarani “os eventos anuais realizados em abril e agosto no Parque Lage servem para difundir a riqueza da cultura indígena e fortalecer a luta pelos direitos dos povos originários do Brasil e dar visibilidade aos indígenas aldeados e em contexto urbano.”

A tentativa de fatiamento da FUNAI com a transferência das suas atribuições de demarcação de terras indígenas e o licenciamento ambiental de empreendimentos em terras indígenas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, significa colocar em risco as mais bem preservadas unidades de conservação do Brasil onde habitam os povos indígenas, principalmente na Amazônia. Simultaneamente, ocorre a desqualificação dos órgãos de controle ambiental como o ICMBio, o IBAMA e mais recentemente o INPE. A fim de discutir esses e outros temas atuais o evento terá mesas de debates na parte da tarde na grande Oca Kupixawa do Parque Lage. No sábado, Balanço Indígena e Ambiental: 1º. Semestre 2019 e, no domingo, Feminismo Indígena e a I Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília.

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS, NO PARQUE LAGE
Sábado 3 e domingo 4 de agosto, das 9 às 17 horas
Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414 – Rio de Janeiro – RJ
Entrada franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -