- Publicidade -

Universal Music e YouTube anunciam os vencedores do concurso “Elton John: The Cut”

Publicado em:

Em comemoração ao 50º aniversário da parceria das músicas escritas por Elton John e Bernie Taupin, Elton John, com o apoio do YouTube, deu oportunidade a todos os talentos criativos ao redor do mundo para criarem os vídeos oficiais de suas mais icônicas músicas: “Rocket Man”, “Tiny Dancer” e “Bennie and the Jets”.

Como estas canções foram lançadas antes da ascensão dos vídeos musicais, esta competição dá aos criadores aspirantes a oportunidade única de mostrarem esses grandes sucessos como nunca antes foram exibidos. Os vídeos vencedores do concurso “Elton John: The Cut” serão exibidos no YouTube, ao vivo, para que todos os fãs ao redor do mundo possam assisti-los e apreciá-los.

A competição global, que recebeu inscrições de mais de 50 países, foi lançada no dia 12 de dezembro de 2016. No dia 28 de fevereiro desse ano, o júri do “The Cut”, composto por Elton John e Bernie Taupin, junto com Barry Jenkins (diretor vencedor do Oscar), Jeffrey Katzenberg (CEO e fundador da Dreamworks Animation) e Melina Matsoukas (diretora vencedora do Prêmio Grammy), reuniram-se em Beverly Hills, Los Angeles. Também se juntaram a eles os mentores do YouTube de cada categoria: Kurt Hugo Schneider (Categoria Ação – “Tiny Dancer”), Parris Goebel (Categoria Coreografia – “Bennie and the Jets”) e PES (Categoria Animação – “Rocket Man”), que apresentaram para a Comissão Julgadora uma lista com as 5 escolhas das suas categorias. Um vencedor final foi selecionado de cada categoria ganhando a oportunidade de fazer o vídeo oficial e receber US$ 10.000, para apoiar seus empreendimentos criativos futuros.

“Elton John: The Cut” está sendo produzido com a ajuda da agência digital AKQA e produção do estúdio Pulse Films.

Assista imagens do dia do julgamento:

O diretor vencedor do Oscar, Barry Jenkins, disse: “Todos os candidatos realmente conseguiram captar a mensagem e a essência de cada música e se manifestar com a sua própria voz. Para mim, isto foi o que uniu todos os vencedores.”

Os vídeos vencedores, que serão apresentados no final deste mês, são:

“BENNIE AND THE JETS”
Vencedores: Jack Whiteley (Diretor) e Laura Brownhill (Coreógrafa/Diretora Artística)

Jack Whiteley é um premiado diretor de vídeo e de comerciais, baseado em Londres. Ele trabalha há três anos para a aclamada companhia de produções Rattling Stick. Ele estudou cinema na Manchester School of Art, onde se graduou em primeiro lugar, antes de se mudar para Liverpool, onde conheceu Laura na florescente área de entretenimento da cidade. O trabalho de Jack é definido pela sua rica imaginação, alta energia e muita emoção.

“Fiquei impressionada com os conhecimentos de Jack e Laura sobre a música, a história e a arte”, comenta a juíza Melina Matsoukas. “Quisemos contar a história da formação de Bennie and the Jets. Para fazer isso, tivemos que entrar na mitologia da música através de sua letra e seu tema. Em essência, o que estamos propondo é um show de talentos futurista que tem lugar em um carrossel gigante estilo zoetrop”, contam Jack e Laura.

“TINY DANCER”
Vencedor: Max Weiland

Max Weiland é um diretor do Reino Unido representado pela Somesuch. Ele dirigiu vídeo musicais para os The Vaccines e Rejjie Snow e também escreveu e dirigiu o documentário ‘An Arm’s Length’, que ganhou o primeiro prêmio no Young Directors Awards, em Cannes, e estreou no SXSW. Max atualmente desenvolve um seriado de comédia e também escreve seu primeiro longa-metragem.

Famosa por seus longos congestionamentos, fumaça de gasolina no ar e as ruas fervendo de raiva, os dias se parecem mais longos em Los Angeles. Em um congestionamento, é possível encontrar todas as espécies de pessoas. “Neste vídeo eu quero mostrar uma fila de carros parados no posto de gasolina, uma cena comum na verdadeira LA. Cada carro tem a sua própria estória e a gente sai de um carro para outro, saltando de uma estória para outra. Nossas cenas capturam um instante da vida dessas pessoas. É uma mistura de vidas completamente díspares, reunidas pelo fato de elas estarem presas no mesmo engarrafamento e estarem ouvindo a mesma música… ‘Tiny Dancer’”, comenta o diretor.

“O vídeo de Tiny Dancer precisava ser feito na Califórnia. Max capturou a essência da canção Ele é realmente um jovem muito talentoso”, avalia Sir. Elton John.

“ROCKET MAN”
Vencedor: Majid Adin

Na categoria de animação, eu fiquei particularmente encantado. Majid encontrou na canção algo importante e relacionado com ele e com a sua jornada pessoal. Eu nunca tinha pensado nesta canção neste contexto e ele fez algo realmente muito especial e comovente com a música, conta o jurado Jeffrey Katzenberg.

Majid estudou Belas Artes na Universidade do Irã. Após seu bacharelado, escolheu se graduar em animação, porque combinava suas duas paixões: cinema e arte Majid trabalhou para várias empresas de produção de animação, até que ocorreram eventos em sua vida que fizeram com que ele tivesse que tomar um rumo diferente. Por 10 difíceis anos, ele não pegou em nenhum pincel e, em grande perigo de perseguição, foi forçado a fugir de sua casa. Em 2015, depois de viajar por toda a Europa, no meio da crise de refugiados, ele chegou à selva de Calais. Em 2016, após receber asilo e permissão para trabalhar, ele começou a construir uma nova vida e uma carreira como artista no Reino Unido.

“Rocket Man” é a história de uma jornada e de uma pessoa separada daqueles que ele ama. Após ouvi-la diversas vezes, eu vi que era a história de um refugiado, sua família, sua viagem, sua nova vida. Muitos refugiados atravessam as fronteiras em busca de segurança, mas encontram falta de orientação, solidão, separação em um mundo novo”, conta o diretor.

“Marte não é o tipo de lugar certo para criar seu filho” e eu quis mostrar essa experiência. O foguete é movimento, Marte é Londres, uma cidade nova, um mundo novo. O foguete o leva para mais e mais longe de casa, mas ele só pensa nas lembranças e nas pessoas que ele ama e deixou para trás. (“And I think it’s going to be a long long time”) “Espero que o meu vídeo permita que as pessoas entendam. Acredito que a arte pode fazer isso”, finaliza Majid.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -