- Publicidade -

Mostra Cinema e Direitos Humanos na Cinemateca do MAM

Publicado em:

A Cinemateca do MAM vai abrigar as sessões cariocas da Mostra Cinema e Direitos Humanos entre os dias 20 e 25 de junho. A Mostra teve início dia 8 de maio, em Rio Branco, no Acre, e termina dia 25 de junho, com sessões no Rio e em São Paulo. Durante este período, passará por todas as 26 capitais do país e pelo Distrito Federal, exibindo filmes e promovendo debates em centros culturais, instituições públicas e privadas, além de escolas.

Nesta edição, o circuito principal conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, com filmes sobre Direitos das pessoas com deficiência, população LGBT, infância e juventude, idosos, negros, mulheres, indígenas, combate à tortura, situação prisional, democracia, saúde mental, cultura e educação. Temática – que exibirá filmes sobre questões de gênero – e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky. Uma novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil e que exibirá outros oito curtas-metragens.

Rio de Janeiro – Entre os destaques da programação no Rio está a exibição do filme Humano – Uma Viagem pela Vida, quarta-feira, dia 21, às 20h. Em duas horas e vinte e três minutos, o filme resume mais de duas mil entrevistas realizadas em 63 países pelo fotógrafo, diretor e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. Há depoimentos de refugiados sírios, veteranos de guerra dos Estados Unidos, condenados à pena de morte, camponeses, aborígenes, do uruguaio José Mujica, ex-guerrilheiro que ficou dez anos na solitária e foi eleito presidente, entre outros personagens que compõem as mais diferentes visões de mundo.

Dia 23, logo após as exibições de quatro curtas da Mostra Panorama, marcadas para às 18h, será realizado um debate sobre os Direitos dos Povos Indígenas, com a participação os antropólogos João Pacheco e Tonico Benites. João é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez longa pesquisa de campo com os índios Tikuna, do Alto Solimões, na Amazônia. Tonico é indígena pertencente aos povos Guarani e Kaiowa, localizados no atual sul de Mato Grosso do Sul. É Líder e porta-voz da Aty Guasu Assembleia do Povos Guarani Kaiowa.

Dia 24, depois das sessões dos filmes Madrepérola e Meu Nome é Jacque, da Mostra Temática, será realizado outro debate, desta vez sobre gênero, com a participação da diretora Ângela Zoé, da produtora cultural e assessora parlamentar do deputado Jean Wyllys, Alessandra Ramos, com Tereza Brant, transexual de 24 anos, que inspirou Glória Perez a compor personagem na novela A Força do Querer, e Claudio Nascimento, que participou da criação de diversas políticas públicas para a população LGBT do Rio de Janeiro.

No encerramento da mostra, domingo, dia 25, às 14h, haverá apresentação do coral Uma Só Voz, formado por moradores de rua do Rio de Janeiro, sob a regência de Ricardo Vasconcellos.

Programação Infantil – As sessões da Mostrinha serão realizadas em escolas da rede pública. Dia 14, às 14h30, haverá sessão no Ciep Professor Claudio Gama, em São João de Meriti. Dia 19, às 8h30 e às 13h30, haverá sessões na Escola Municipal França, em Quintino. Dias 20 e 21, às 8h, é a vez da Escola Municipal Mario Claudio, na Rua Hadock Lobo, no Rio Comprido. Dia 23, a mostra chega no INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, onde as sessões terão interpretação de Libras.

A 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento – ICEM e patrocínio da Petrobras e do Itaú.

Sobre as Mostras

A Mostra Panorama apresenta filmes selecionados a partir da convocatória pública aberta no site do projeto e filmes que foram prospectados pela equipe de curadoria. São 17filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, que contemplam aspectos como direitos das pessoas com deficiência, população LGBT/enfrentamento da homofobia, memória e verdade, crianças, adolescentes e juventude, pessoas idosas, população negra, população em situação de rua, mulheres, direitos humanos e segurança pública, proteção aos defensores de direitos humanos, direito à participação política, combate à tortura, situação prisional, democracia e Direitos Humanos, saúde mental, cultura e educação em Direitos Humanos.

A Mostra Temática apresentará a questão degênero. Para esta categoria, foram selecionados 7 títulos que abordam temas relacionados às mulheres, orientação sexual e identidade de gênero, como, por exemplo, empoderamento feminino, violência contra a mulher, estereótipos de gênero, LGBTfobias, conquistas sociais, políticas e econômicas, o direito à igualdade e à não descriminação, dentre outros.

A Mostra Homenagem tem como tradição homenagear cineastas cuja filmografia explora a temática Direitos Humanos, trazendo-a para o foco dos debates. A homenageada desta edição é a cineasta Laís Bodansky, cuja obra tem relevância o debate sobre um mundo onde todos possam se reconhecer e viver a igualdade e direitos de oportunidades. Cinco filmes da cineasta fazem parte da programação.

Em cada capital, a Mostra ficará em cartaz de cinco a seis dias e a expectativa é receber um público de mais de 30 mil pessoas em todo o país. Todas as exibições serão gratuitas.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma das estratégias do Governo Federal para a consolidação da cultura e educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.

Confira a programação:

Terça-feira, 20/06
19h Mostra Panorama –
Depois que te vi, de Vinícius Saramago (16 min./ Livre)
De que lado me olhas, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi (15 min. / Livre)

Quarta-feira, 21/06
14h Mostra Temática – Gênero
Carol, de Mirela Kruel (20 min. / 14 anos)

Pobre Preto Puto, de Diego Tafarel (15 min./ 12 anos)

15h Carol, de Mirela Kruel (20 min. / 14 anos)

Pobre Preto Puto, de Diego Tafarel (15 min./ 12 anos)

17h Mostra Homenagem – Laís Bodansky
Mulheres Olímpicas, de Laís Bodansky (52 min. / Livre)

18h Mostra Panorama
Humano – Uma Viagem pela vida, de Yann Arthus Bertrand (143 min. / 12 anos)

Quinta-feira, 22/06
15h Mostra Temática – Gênero
A História da Menininha que amava borboletas, de Paula Du Gelly (4 min. / 14 anos)

Precisamos falar do assédio, de Paula Sachetta (80 min. / 14 anos)

17h Mostra Panorama
Epidemia de Cores, de Mario Eugênio Saretta (70 min. / 8 anos)

Ilha, de Ismael Moura (15 min. / 12 anos)

19h Mostra Homenagem – Laís Bodansky
Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodansky (84 min./ 14 anos)

Cartão Vermelho, de Laís Bodansky (14 min. / 14 anos)

Sexta-feira, 23/06
15h Mostra Panorama
Depois que te vi, de Vinícius Saramago (16 min./ Livre)

De que lado me olhas, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi (15 min. / Livre)

16h Mostra Panorama
Estrutural, de Webson Dias (89 min./ 14 anos)

18h Mostra Panorama
Índios no Poder, de Rodrigo Arajeju (21 min. / 10 anos)

Praça de Guerra, de Edmilson Júnior. (19 min. / Livre)

Quem? Entre Muros e Pontes, de Cacau Rhoden e Júlio Matos (19 min. / Livre)

Tortura tem cor, de Pedro Biava (16 min. / Livre)

*Sessão seguida de debate com os antropólogos João Pacheco e Tonico Benites. João é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez longa pesquisa de campo com os índios Tikuna, do Alto Solimões, na Amazônia. Tonico é indígena pertencente aos povos Guarani e Kaiowa, localizados no atual sul de Mato Grosso do Sul. É Líder e porta-voz da Aty Guasu Assembleia do Povos Guarani Kaiowa.

Sábado, 24/06
15h Mostra Homenagem – Laís Bodansky
As melhores coisas do mundo, de Laís Bodansky (105 min./ 14 anos)

17h Mostra Temática – Gênero
Madrepérola, de Deise Hauenstein (15 min./ 10 anos)

Meu nome é Jacque, de Ângela Zoé (72 min. / 12 anos)

*Sessão seguida de debate com a diretora Ângela Zoé, com a produtora cultural e assessora parlamentar do deputado Jean Wyllys, Alessandra Ramos, com Tereza Brant, transexual de 24 anos, que inspirou Glória Perez a compor personagem na novela A Força do Querer, e Claudio Nascimento, que Trabalhou como Membro do Fórum Nacional de Gestores da Política LGBT, foi Membro do Conselho dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro, Coordenador do Programa Rio Sem Homofobia e Superintendente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do RJ na empresa SEASDH. Foi também President of the Assembly do Grupo Arco Iris – GAI.

19h15 Mostra Panorama
Como Seria?, de Daniel Gonçalves (4 min/12 anos)

Do que aprendi com minhas mais velhas, de Fernanda Júlia e Susan Kalik (26 min./ Livre)

Lápis cor de pele, de Vitória Roque (16 min / Livre)

O chá do general, de Bob Yang (22 min./ Livre)

Pai aos 15, de Danilo Custódio (15 min./ 10 anos)

Domingo, 25/06
15h Mostra Homenagem – Laís Bodansky
Chega de Saudade, de Laís Bodansky (95 min./ 12 anos)

17h Mostra Panorama
Manancial, de Bruno Soares (8 min./ Livre)

Menino 23 – infâncias perdidas no Brasil, de Belisário Franca (80 min. / 10 anos)

19h Mostra Panorama
Intolerância.doc, de Suzanna Lira (85 min / 12 anos)

Serviço:
Mostra Cinema e Direitos Humanos
Data: 20 a 25 de junho
Local: MAM – Museu de Arte Moderna (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo)
Programação: http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -